10.7 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 26 Abril 2024

Abate de árvores não poupa sobreiros em Outiz. PAN fala em cenário “desolador” e “muito grave”

Partido acusa a Câmara de Famalicão de "pensar que o interesse público significa carta branca para os interesses privados de meia dúzia".

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

A Comissão Política Concelhia do partido PAN (Pessoas Animais Natureza), de Vila Nova de Famalicão, visitou o local onde está prevista a instalação de uma central fotovoltaica na freguesia de Outiz, no seguimento de vários alertas da população relativamente ao abate de sobreiros. [ver aqui Central fotovoltaica será construída em terreno com “perigosidade de incêndio florestal muito alta”].

“Visitamos o local e foi desolador ver o que lá aconteceu”, refere Sandra Pimenta, porta-voz do partido, acrescentando que a comitiva conversou com “pessoas que estavam no local e que se mostraram indignadas com o abate.” O partido considera que “foi cometido um crime ambiental em Outiz” com a “aniquilição total de um ecossistema único no concelho de Vila Nova de Famalicão”.  

“Considerando que não se conhece qualquer autorização prévia, nomeadamente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade competente para autorizar o abate de árvores protegidas, como é o caso de sobreiros, o partido apresentou uma queixa, na passada semana, quer junto desta entidade, quer junto do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), solicitando fiscalização ao local”, destaca Sandra Pimenta.

Fotografia PAN/DR

Além das queixas apresentadas, o partido quer saber “em que momento o executivo PSD/CDS deu parecer positivo a este abate”. O PAN classifica como “muito grave” o que ocorreu na zona em questão com este abate “atendendo aos impactos na biodiversidade e considerando as medidas necessárias e urgentes de mitigação das alterações climáticas”.

“Desconhecíamos era o que estava previsto para o local”, refere Sandra Pimenta, destacando que, em julho, o PAN endereçou “um conjunto de questões ao executivo relativamente aos projetos que estariam em cima da mesa no que diz respeito a centrais fotovoltaicas, sendo que, até ao momento, as mesmas não foram respondidas”.

“A única informação disponibilizada pelo executivo é que estaria em fase de licenciamento um projeto para instalação de uma central fotovoltaica em Gemunde, Outiz”, refere Sandra Pimenta. [ver aqui Centrais fotovoltaicas. PAN lamenta que autarquia esteja a “esconder processo do escrutínio público”].

“FLORESTAS EM ESTADO MISERÁVEL”

“Em 2019 dados da Câmara Municipal diziam que 70% do espaço florestal era ocupado por eucaliptos, dados detalhados sobre exemplares como sobreiros e carvalhos alvarinho (carvalho autóctone do noroeste peninsular) nem são conhecidos, o que revela o estado miserável a que chegou a floresta no concelho de Famalicão, mas o executivo continua a pensar que vai no caminho certo” refere o PAN em comunicado.

“Não vale tudo para a transição energética e não acompanhamos o discurso de que não existem soluções. Isto é literalmente tapar a cabeça e descobrir os pés”, destaca Sandra Pimenta, acrescentando que “este executivo continua em completo contraciclo daquilo que é necessário para o nosso território e casa comum”.

A porta-voz do PAN refere que “a Câmara Municipal continua a pensar que o interesse público significa carta branca para os interesses privados de meia dúzia, ignorando o problema climático que temos em mãos e permitindo a uma velocidade assustadora a completa a destruição da nossa floresta”.

Fotografia PAN/DR

A propósito do abate de árvores em Outiz, o PAN destaca que “foi também uma perda para todos os famalicenses que usavam aquele espaço para caminhar, praticar desporto ou simplesmente contemplar a natureza e a paisagem”. “Aqele lugar conhecido como um miradouro natural”, refere Sandra Pimenta, acrescentando que “ainda recentemente”  no âmbito de uma caminhada organizada pelo partido, “passamos neste local e sentimos a importância de proteger estes núcleos tão necessários à nossa biodiversidade”.

Recorde-se que no passado mês de julho o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO noticiou, em primeira mão, a existência de pelo menos três projetos para a construção de centrais fotovoltaicas no concelho de Vila Nova de Famalicão. [ver aqui Construção de centrais solares fotovoltaicas em Famalicão envoltas em mistério]

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.