23.6 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 1 Outubro 2023

Escola de Oliveira S. Mateus incentiva autonomia para aprender

Atividade pedagógica está disponível em quatro domínios: leitura, escrita, jogos matemáticos e ficheiros autocorretivos.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Casa do Povo de Lousado divulga calendário de atividades

Teatro, atividade física e ténis de mesa fazem parte da programação.

Centro Social Paroquial de Ribeirão marca o início do ano letivo com a tradicional desfolhada

O milho, o principal elemento desta festa, cresceu na plantação da instituição.

Professor de moral vai ser julgado por 87 crimes de abuso sexual em Famalicão

As vítimas são 15 alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Agrupamento de Escolas D. Maria II comemora o Dia Mundial da Música

Exposição de trabalhos e apresentações musicais fazem parte da programação que decorre ao longo da semana.

A sala de aula dos alunos do quarto ano da Escola Básica de Oliveira S. Mateus é palco de uma atividade pedagógica denominada Tempo de Estudo Autónomo (TEA) que decorre quatro vezes por semana.

Durante esse tempo, os alunos escolhem um dos quatro domínios – leitura, escrita, jogos matemáticos e ficheiros autocorretivos – e trabalham individualmente ou em parceria para treinar conhecimentos adquiridos e esclarecer dúvidas. Nos jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio, o cálculo mental e estratégias. Na leitura podem ler os livros a que têm acesso na sala. Na escrita dão asas à imaginação e escrevem poemas, fábulas. Nos ficheiros autocorretivos resolvem exercícios e praticam a autonomia quando recorrem às soluções para verificarem as suas respostas.

A aluna Mariana Dias explicou que aprender assim “é divertido”. “Nós é que escolhemos o que queremos trabalhar, desde que no final do mês tenhamos passado por todas as áreas. Parece um jogo”.

Já o aluno Afonso Guimarães esclareceu que todos os “materiais necessários ao TEA estão disponíveis na bancada onde estão separados por etiquetas” – desde jogos a fichas, passando pelos livros.

Paralelamente a todo este processo de TEA a professora está disponível para esclarecer dúvidas de qualquer conteúdo lecionado e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos que se proponham a tal. “É nesta altura que dou apoio mais individualizado aos alunos que revelam mais dificuldades”, contou a professora Ana Correia. E acrescentou que esta dinâmica de trabalho é o resultado de uma formação realizada no Movimento da Escola Moderna.

Comentários

- Publicidade -