Calçada portuguesa foi tema de concurso de fotografia promovido pela Câmara de Braga

A calçada portuguesa é Património Cultural Imaterial Nacional. Em março deste ano, foi apresentada candidatura a Património da Humanidade.

Comentários

1 min de leitura
Praça D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão, antes das obras no centro da cidade. Fotografia DR

A calçada portuguesa foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em 2021.[ver notícia Património Cultural Imaterial Nacional, calçada portuguesa está a desaparecer de Famalicão].

Em março deste ano foi entregue à Comissão Nacional da UNESCO, a candidatura da “Arte e Saber-fazer da Calçada Portuguesa” ao Inventário do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Este ano, a 22.ª edição do Concurso Municipal de Fotografia associou-se à candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e teve como tema “A Calçada Portuguesa e outras calçadas de Braga”.

- Publicidade -

Promovido pela Câmara Municipal de Braga, em parceria com a Koy Lab – Album Tailoring, o concurso procurou “sensibilizar a comunidade para a importância da preservação deste património cultural único”.

A iniciativa desafiou os participantes a captar, através da fotografia, “a beleza, história e valor artístico das emblemáticas calçadas que embelezam ruas, praças e monumentos da cidade”, refere a autarquia bracarense em comunicado.

Primeiro prémio na categoria máquinas descartáveis. Fotografia CMB/DR

Decorrido entre 27 de junho e 5 de julho, o concurso contou com 50 participantes divididos por duas categorias: máquinas descartáveis e utilização de rolos fotográficos em máquinas próprias. Foram atribuídos 1.200€ em prémios.

Primeiro prémio na categoria rolo. Fotografia CMB/DR

O primeiro prémio na categoria máquinas descartáveis foi entregue a Carlos Júlio da Costa Teixeira, enquanto na categoria rolos fotográficos venceu José Rui Moreira Serra Guimarães. O júri distinguiu ainda, com menções honrosas, Ana Maria Miranda Ferreira de Sousa e João Paulo Mendes de Oliveira, reconhecendo a criatividade e qualidade estética dos trabalhos apresentados.

Os trabalhos premiados, juntamente com outras fotografias a concurso, estarão em exposição pública a inaugurar a partir de 21 de outubro, na Fonte do Ídolo.

Comentários

Notícia anterior

Iniciativa Liberal realiza jantar comício em Joane

Notícia seguinte

Governo “obriga escolas” a cumprir legislação da Medicina do Trabalho para professores

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.