29.6 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 27 Maio 2022

Percurso da nona Caminhada Concelhia envolve quatro freguesias

Sábado, 14 de maio, entre Louro, Lemenhe, Cruz e Mouquim. 16 Km de dificuldade moderada.

1,5 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Famalicense António Cândido de Oliveira recebe Insígnia de Ouro na Galiza

A distinção da universidade galega reconhece o professor pelo seu trabalho no avanço do Direito Público e Administrativo.

Negócio polémico em Mouquim. Câmara paga 240 mil euros por terreno avaliado em 145 mil

Maioria PSD-CDS na Câmara de Famalicão aprovou pagar 240 mil euros por um terreno avaliado duas vezes e que técnicos municipais tinham avaliado por 145 mil. "Uma história mal contada", acusa o PS.

PSD-Famalicão. Sofia Fernandes lidera candidatos a delegados de Montenegro ao congresso nacional

Sofia Fernandes vai disputar os delegados do PSD famalicense com Jorge Moreira da Silva, que é candidato à liderança nacional do partido.

Engenho celebra 28º aniversário

Instituição está a desenvolver o projeto "Laços com Engenho/Compromisso com a Comunidade".

Realiza-se este sábado, dia 14 de maio, a 9.ª Caminhada Concelhia. O arranque está marcado para as 14h30, junto à Capela do Santo do Monte, no Louro, para um percurso circular com cerca de 16 quilómetros que se estende por quatro freguesias (Louro, Lemenhe, Cruz e Mouquim), interligando capelas e igrejas.

Com início no alto do monte de S. Barnabé, junto á capela do Santo do Monte, o trajeto serpenteia por zonas rurais e matas verdejantes, entrecortadas por riachos e ribeiros, motores de rodízios de um sem número de moinhos, relativos a outras tantas casas agrícolas e senhoriais, e que vão fertilizar as copiosas vinhas para, finalmente, fortalecerem o caudal do rio Este.

Depois, segue-se por um estradão de terra batida que percorre um árido eucaliptal, atingindo-se assim, o ponto mais elevado do caminho (250m) e o meio da caminhada. Inicia-se a descida e percorre-se a Mata e Quinta de Pindela, em São Tiago da Cruz, classificado como Monumento de Interesse Público. Junto à Adega da Casa da Torre avança-se para a ecovia da Formiga, que se percorre até ao final, subindo-se para regresso ao ponto de partida: o terreiro do Santo do Monte.

Refira-se que as Caminhadas Concelhias são promovidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com as associações Calcantes, Grucamo e Corpo Nacional de Escutas. A sua organização tem dado origem à criação dos Trilhos de Famalicão, cinco deles já sinalizados e com informação disponível a partir do portal do município.

Comentários