7.9 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 27 Fevereiro 2024

Escola da Ponte recebe sexta edição do Fórum Educa

Iniciativa acontece esta sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de março.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Rotary Club de Famalicão comemora o seu aniversário com a visita do governador

Clube famalicense comemora o 54 anos de existência.

MEDIUM comercializa 38 apartamentos junto ao Parque da Cidade da Póvoa de Varzim

Apartamentos deverão estar concluídos no final de 2025.

Agrupamento Terras do Ave reforça aposta na programação e robótica

Agrupamento tem escolas em 10 freguesias do concelho.

A Escola Básica da Ponte é o palco da sexta edição do Fórum Educa, que nos dias 3 e 4 de março propõe aos professores e educadores do concelho “Olhar para a escola: vozes que precisam de ser ouvidas”.

As discussões e oficinas sobre educação regressam a Santo Tirso, nos dias 3 e 4 de março, em mais uma edição do Fórum Educa. Além das conferências, a Escola Básica da Ponte, em São Tomé de Negrelos, acolhe ainda 35 horas de oficinas programadas sobre temas do universo escolar.

A abertura, no dia 3 de março, sexta-feira, às 15h30, conta com a presença do Diretor-Geral da Educação; Graça Carneiro, diretora do Centro de Formação Sebastião da Gama; Eusébio André Machado, coordenador científico e pedagógico do Fórum Educa; e Eugénia Tavares, do Conselho de Gestão da Escola da Ponte.

Segue-se uma mesa-redonda, às 16h00, com “a voz dos alunos”, numa apresentação do projeto educativo da Escola Básica da Ponte, por Mariana Silva, Afonso Cunha e Margarida Freitas, da mesa da assembleia de alunos desta escola singular em Portugal, moderados por Bruna Miranda, ex-aluna, e Filipe Correia, orientador educativo da Escola Básica da Ponte.

Às 17h30, a conferência “A Escola como um Espaço de participação democrática” junta alunos, ex-alunos e encarregados de educação numa conversa com Rui Trindade, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, moderada por Cristiana Magalhães, orientadora educativa da Escola Básica da Ponte.

O dia termina com “Uma Escola de todos e de cada um: para uma pedagogia do bem comum”, conferência de Fernando Ilídio Ferreira, do Instituto da Educação da Universidade do Minho, moderada por Ana Maria Marques Pinto Moreira, do conselho de gestão da Escola Básica da Ponte.

A manhã de sábado, segundo dia do Fórum Educa, será dedicada a uma dezena de oficinas, entre as 9h00 e as 12h30, que abordam temas que vão desde a inclusão à parentalidade e educação positiva.

No mesmo dia, às 14h00, a Escola Básica da Ponte recebe “As vozes das Escola”, para dar a conhecer projetos das outras Escolas e Agrupamentos de Santo Tirso, numa mesa-redonda moderada por José Queijo Barbosa, do Agrupamento de Escolas de São Martinho.

Às 16h30, é tempo de olhar “Para além da sala de aula” e encontrar outros olhares sobre a escola com Helena Alves, assistente operacional da Escola Básica da Ponte, Paula Ribeiro, assistente técnica do mesmo estabelecimento, António Guedes, do Instituto Politécnico do Porto e Eusébio André Machado, coordenador científico do Fórum Educa, numa conferência moderada por Adelina Monteiro, orientadora educativa da Escola Básica da Ponte.

A sessão de encerramento fica a cargo de João Gonçalves, Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Sílvia Tavares, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santo Tirso.

A programação completa pode ser consultada em www.cm-stirso.pt.

 

Comentários