Cancelamento das Marchas Antoninas Infantis incendeia redes sociais e Mário Passos faz marcha-atrás

Cancelamento do desfile gerou onda de insatisfação. Horas depois, Câmara Municipal divulgou comunicado com nova data para as Marchas Antoninas Infantis.

Comentários

2 min de leitura
Mário Passos numa imagem captada no evento da apresentação da candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto. Fotografia DR/CMVNF

As Antoninas mais caras de sempre estão a correr mal à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. A decisão de cancelamento do desfile das Marchas Antoninas Infantis, anunciada na manhã desta sexta-feira, gerou enorme polémica entre os famalicenses, em especial junto das famílias e dos educadores, que se manifestaram contra a decisão da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão nas redes sociais.

As pessoas lamentam que a Câmara Municipal tenha decidido cancelar o evento, que estava previsto para a tarde desta sexta-feira, nas ruas da cidade, sem ter acautelado uma alternativa, ignorando, assim, o esforço das instituições e das escolas e o entusiasmo das crianças, que trabalharam arduamente ao longo de várias semanas para se mostrarem nas Marchas Antoninas Infantis.

A meio da manhã desta sexta-feira, a Câmara Municipal anunciou nas redes sociais: “Desfile das Marchas Antoninas Infantis cancelado devido à previsão de mau tempo.” Sem qualquer outra informação.

- Publicidade -

O presidente da Câmara, Mário Passos, por seu turno, também nas suas redes, replicou a mesma informação, sem acrescentar qualquer toque pessoal.

As reações da população não se fizeram esperar, com uma larga maioria de pessoas a censurar a decisão municipal.

ALGUMAS REAÇÕES DOS FAMALICENSES NAS REDES SOCIAIS

A Câmara Municipal não acrescentou mais nenhuma informação além da frase anunciando o cancelamento. E nenhum responsável político veio a público acrescentar mais informação.

Ao início da tarde, o vereador do PS Eduardo Oliveira juntou-se à onda de descontentamento e reagiu na sua página no Facebook: “Não é justo com as crianças, com a comunidade educativa, com os pais e com os famalicenses o cancelamento das Marchas Antoninas Infantis”, escreveu Eduardo Oliveira, que fez um pedido a Mário Passos: “Solicito que o Município de Famalicão pondere sobre este cancelamento. Não faz sentido cancelar e sim apenas adiar a iniciativa para outro dia ou, em alternativa, realizar o desfile dentro de um espaço coberto.” [ver aqui Mário Passos cancela Marchas Infantis. Eduardo Oliveira propõe alternativas]

Sucederam-se, então, trocas de informação e mal-entendidos entre as instituições e as famílias. A diretora pedagógica de um jardim de infância, contactada pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, informou que tinha recebido dos serviços da Câmara Municipal a informação de que não haveria desfile, mas que os lanches, que já tinham sido comprados pela organização das festas, seriam distribuídos ainda durante a tarde de hoje.

Outras informações apontavam para o adiamento do desfile para segunda-feira à tarde, nas ruas ou, em caso de mau tempo, no Pavilhão Municipal, na Avenida de França. Enquanto isso a informação que permaneceu nas páginas oficiais, quer do Município, quer do presidente da Câmara, referia-se apenas ao cancelamento da marchas.

Apenas por volta das 17 horas a Câmara Municipal de Famalicão fez uma nova comunicação oficial, dando conta que a nova data para a realização do desfile será na segunda-feira, dia 12, pelas 14h30. Em caso de chuva o desfile será no Pavilhão Municipal.

Nos comentários na nova publicação, as pessoas salientam a importância da mobilização da população nas redes sociais para a reversão da decisão do cancelamento da iniciativa.

* informação atualizada às 17h20 com informação sobre o comunicado da Câmara Municipal com a nova data para a realização do desfile.

 

Comentários

Notícia anterior

Mário Passos cancela Marchas Infantis. Eduardo Oliveira propõe alternativas

Notícia seguinte

Federação Portuguesa de Futebol renova certificado de entidade formadora cinco estrelas ao Futebol Clube de Famalicão

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.