15.3 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 20 Abril 2024

Programação da Semana Santa em Famalicão

Solenidades da Semana Santa decorrem de 25 de março a 15 de abril. 

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Está lançado o convite. De 25 de março a 15 de abril, terá lugar a Semana Santa de Famalicão, uma iniciativa que o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, já identifica como sendo “um evento de referência cultural e  turística” do território. A programação deste ano foi apresentada ontem à tarde, nos Paços do Concelho, e serão três semanas repletas de atividades religiosas e culturais para celebrar a época quaresmal em clima de festa e em comunidade.

Subordinada ao tema ‘Viver a Semana Santa/Páscoa 2023 é em Vila Nova de Famalicão’, as solenidades da Semana Santa de Famalicão, cuja organização está a cargo da Confraria das Santas Chagas, que para o efeito conta com o apoio da Câmara Municipal e da Paróquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, bem como de empresas e associações locais, arrancam com uma das novidades deste ano: a ‘1.ª Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão’, um périplo pelo património religioso e cultural, que acontece logo no sábado, dia 25 de março, com inscrição obrigatória e gratuita, na Casa da Cultura, Posto de Turismo e Paróquia de Santo Adrião até dia 24 de março.

Outra das novidades deste ano, será o 1.º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa, inserido no certame Páscoa Doce, que decorre no fim-de-semana do Domingo de Ramos (dias 1 e 2 de abril), na Praça D. Maria II, um evento desenvolvido em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão.

Para além destas iniciativas, haverá a Via Sacra Jovem (31 de março), a Recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (2 de abril), a 2.º edição do Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’ (2 de abril), a animação de rua por um Grupo de Farricocos (6 e 7 de abril), a recriação da ‘Última Ceia’ (6 de abril), a Procissão do Senhor da Cana Verde – ‘Senhor Ecce-Homo’ (6 de abril), a celebração da Paixão do Senhor (7 de abril), a procissão do Enterro do Senhor  (7 de abril) e a Solene Vigília Pascal (8 de abril).

A preceito do ano passado, a Casa das Artes também se alia a esta programação com um concerto de Páscoa, ‘Requiem’ do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 – 2007), uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa, que conta com a participação do coro da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Academia de Música de Costa Cabral, no dia 2 de abril, pelas 18h30, na Igreja Matriz Nova. Além do concerto, também haverá o Ciclo de Cinema 2023 – Jornadas da Juventude, que inclui a exibição dos filmes ‘A Noiva’ (2022) de Sérgio Trefaut e ‘Regresso ao Pó’ (2022) de Li Ruijun, nos dias 4 e 5 de abril, no pequeno auditório do teatro municipal.

A programação fecha com um concerto de Páscoa no dia 15 de abril, pelas 21h30, protagonizado pela ARTAVE/CCM CCM – Centro de Cultura Musical na Igreja Matriz Nova.

O coordenador da Confraria das Santas Chagas, José Pedro Sousa, que não deixou de mencionar o importante apoio dado pela autarquia, destacou que esta programação “em nada é inferior a outros eventos (da mesma índole) da região. Primamos pela diferença e pela qualidade (…) temos feito um enorme esforço de abrir caminhos de futuro, procurando fazer sempre mais e melhor”.

“A quaresma é uma experiência, é uma vivência, que não pode ser apenas pessoal, mas que também tem que traduzir-se no comunitário” destaca o Arcipreste de Vila Nova de Famalicão, Pe. Francisco Carreira,  louvando as inúmeras iniciativas previstas na Semana Santa de Famalicão, que vê como um diálogo entre a Igreja, as instituições culturais e a comunidade.

De destacar que a Semana Santa de Famalicão “representa o arranque de uma programação regular no centro da cidade”, que terá lugar “todos os fins-de-semana, até ao final do ano”, explica Mário Passos, destacando a ideia de “dar motivos renovados para as pessoas se deslocarem ao Centro Urbano”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.