O Hospital Narciso Ferreira, em Riba de Ave, reforça oferta de exames obstétricos morfológicos e a partir de sexta-feira, dia 4 de outubro, passará a realizar ecografias obstétricas dos 1.º, 2.º e 3.º trimestre de gravidez.
Em comunicado, o Hospital refere que o “novo serviço resulta na contínua aposta da Santa Casa da Misericórdia de Riba d’Ave na qualidade dos cuidados de saúde prestados e na segurança dos utentes, em particular, das mulheres grávidas, podendo ser acedidos através de requisição médica (P1), subsistemas de saúde e ao abrigo da Tabela Social da SCM Riba D´Ave”.
Para a prestação deste novo serviço, a instituição realizou um investimento, “consubstanciado” na aquisição de equipamentos (ecógrafo obstétrico e plataforma) “eleitos pelos mais avançados centros de diagnóstico obstétrico e pré-natal, com a obtenção de exames de alta-definição”.
Refira-se que a ecografia obstétrica é o principal exame de diagnóstico pré-natal de anomalias congénitas, permitindo uma avaliação da anatomia externa e interna do feto e detetar grandes malformações como também marcadores subtis de anomalias dos cromossomas e síndromes genéticas.
A ecografia morfológica é um exame habitualmente efetuado por volta das 21-22 semanas de gravidez e deve ser realizado por profissionais especializados e com equipamentos de qualidade para que seja “atingida uma maior taxa de deteção de malformações fetais”, sejam elas grandes ou subtis.
Já no que se refere aos distúrbios do crescimento fetal, que “são a principal causa de morbilidade e mortalidade perinatal a nível mundial”, a ecografia obstétrica, nomeadamente a do 3.º trimestre, é fundamental para avaliação, entre outros aspetos, “da placenta, da quantidade de líquido amniótico e dos fluxos sanguíneos placentares e fetais”.
Paralelamente à realização destes dois fundamentais exames, “as ecografias de rotina são muito importantes para a promoção da ligação emocional pais-bebé, pois permite aos pais uma confirmação visual da evolução da gravidez e um primeiro contacto com a sua criança”.
Comentários