12 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 25 Abril 2024

Dia do Sorriso comemorado na Escola Básica de Oliveira Santa Maria

Recordar a importância da saúde oral

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

No passado dia 18 de janeiro, as enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade Terras de Camilo, Adelaide Fernandes e Isabel Santos foram à Escola de Oliveira Santa Maria relembrar a importância da saúde oral. Os destinatários foram os alunos do 3º e 4º anos.

As técnicas de saúde explicaram às crianças que a boca é muito importante, não só porque é através dela que se faz a ingestão dos alimentos, mas também porque é através dela que se expressam palavras e emoções. “E de acordo com o nosso estado de espírito podemos deixar as outras pessoas felizes ou tristes”, referiu a enfermeira Adelaide Fernandes. “E se estivermos saudáveis, com certeza que a nossa disposição vai refletir isso”, concluiu.

Para que todos vissem e entendessem a mensagem principal – cuidar da saúde oral – a enfermeira fez-se acompanhar de uma dentadura e uma escova gigantes. Mostrou como deve ser feita a escovagem e porque deve ser feita dessa maneira. Alertou para a importância de uma pasta com a quantidade de flúor recomendada e para o tamanho da escova, que depende da dimensão da boca. “Deve ser preferencialmente pequena para não magoar as gengivas”, esclareceu.

No final da sessão, os alunos puseram em prática o que tinham recordado. Pegaram nos seus quites e escovaram os dentinhos de acordo com as normas. As enfermeiras aplaudiram a técnica executada.

“Eu gostei muito que as enfermeiras tivesses vindo cá porque aprendi mais sobre a importância de ter dentes fortes, saudáveis e lindos”, disse Clara Ribeiro, aluna do 3º ano. “Foi uma excelente forma de assinalarmos o “Dia do Sorriso”, acrescentou.

Comentários