12 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 25 Abril 2024

Agrupamento famalicense propõe realização de visita a escolas de vários países europeus

Agrupamento de Escolas Terras do Ave faz visita preparatória à Escola Europeia Luxemburgo I

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

Os professores Alberto Costa e Almerindo Oliveira, do Agrupamento de Escolas Terras do Ave, realizaram, no âmbito do Programa Erasmus+, uma visita preparatória à Escola Europeia Luxemburgo I, nos dias 1 e 2 de fevereiro. “Esta foi uma experiência extremamente produtiva, tendo proporcionando um contacto e imersão numa atmosfera plurilíngue e multicultural desta escola europeia”, explicou Alberto Costa, diretor do agrupamento.

Para além da observação de práticas educativas, a visita teve como foco a preparação de futuras colaborações, destacando-se a intenção de estabelecer “atividades de job shadowing, permitindo que educadores dos dois contextos possam compartilhar experiências e aprimorar as suas abordagens pedagógicas, especialmente no domínio do ensino plurilingue”, continuou.

Desta atividade destaca-se ainda a observação de práticas pedagógicas e organizacionais verdadeiramente inclusivas, cuja eficácia e importância “servirão de inspiração para lançar um desafio ao município de Vila Nova de Famalicão e aos agrupamentos de escolas que dele fazem parte”, desafiou Alberto Costa.

Para isso será proposta a realização de uma visita a vários países europeus, com o objetivo de observar diferentes formas de educação inclusiva. Esta iniciativa, ainda a agendar, reflete, uma vez mais, o comprometimento do Agrupamento de Escolas Terras do Ave com o enriquecimento mútuo e a promoção de uma educação mais inclusiva.

Comentários