Os professores Alberto Costa e Almerindo Oliveira, do Agrupamento de Escolas Terras do Ave, realizaram, no âmbito do Programa Erasmus+, uma visita preparatória à Escola Europeia Luxemburgo I, nos dias 1 e 2 de fevereiro. “Esta foi uma experiência extremamente produtiva, tendo proporcionando um contacto e imersão numa atmosfera plurilíngue e multicultural desta escola europeia”, explicou Alberto Costa, diretor do agrupamento.
Para além da observação de práticas educativas, a visita teve como foco a preparação de futuras colaborações, destacando-se a intenção de estabelecer “atividades de job shadowing, permitindo que educadores dos dois contextos possam compartilhar experiências e aprimorar as suas abordagens pedagógicas, especialmente no domínio do ensino plurilingue”, continuou.
Desta atividade destaca-se ainda a observação de práticas pedagógicas e organizacionais verdadeiramente inclusivas, cuja eficácia e importância “servirão de inspiração para lançar um desafio ao município de Vila Nova de Famalicão e aos agrupamentos de escolas que dele fazem parte”, desafiou Alberto Costa.
Para isso será proposta a realização de uma visita a vários países europeus, com o objetivo de observar diferentes formas de educação inclusiva. Esta iniciativa, ainda a agendar, reflete, uma vez mais, o comprometimento do Agrupamento de Escolas Terras do Ave com o enriquecimento mútuo e a promoção de uma educação mais inclusiva.
Comentários