Neste domingo, dia 21 de setembro de 2025 dei um passeio pelo centro da cidade por volta das 17 horas, com bastantes pessoas e tentei ver se havia ambiente eleitoral.
Verifiquei que a sede do PS para os órgãos do município, situada na Rua Alves Roçadas estava fechada e o mesmo se passava com a sede do CDS/PSD para a assembleia de freguesia Famalicão /Calendário na Rua Adriano Pinto Basto.
Verifiquei também que nenhum partido ou força política teve o cuidado de montar uma banca móvel no centro da cidade para assinalar a sua participação no acto eleitoral, mesmo que para isso não tivesse “material” para distribuir. Bastaria algo que identificasse a lista e alguém para dar informações a quem as pedisse e distribuísse alguns dos panfletos que entram nas caixas do correio, mas nada se viu
Numa palavra: uma fraca, muito fraca mobilização das listas a menos de um mês das eleições (12 de outubro de 2025).
O natural seria um ambiente eleitoral vivo com sedes abertas, indicando um horário de funcionamento e natural seria também vermos bancas móveis com algumas pessoas e a identificação das respectivas listas.
Era uma despesa baratíssima, pois o que interessava era a presença de pessoas e não muitas. Uma banca com meia dúzia de pessoas tem um grande impacto. Uma sede aberta é oura coisa, mesmo que lá dentro esteja uma ou duas pessoas. O que é triste e significativo é ver a falta de mobilização.
Será que isso vai ser corrigido nos dois fins de semana que faltam para as eleições?
A democracia faz-se também com essa animação que dá para ver as listas mais activas e para conhecer as pessoas.
O centro da cidade principalmente aos fins de semanas acolhe muita gente de todo o concelho.
____________________
Os artigos de opinião publicados no NOTÍCIAS DE FAMALICÃO são de exclusiva responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal.
Comentários