9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 4 Fevereiro 2023

Atividade inédita leva escolas famalicenses aos Países Baixos

Agrupamento de Pedome organiza mega mobilidade Erasmus +

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Mário Passos e Eduardo Oliveira têm uma história da vida pessoal em comum

Saiba o que liga os dois políticos famalicenses.

Trabalhadores da Transdev em greve na segunda-feira

Usa transporte público rodoviário em Famalicão? Há greve marcada na Transdev

Moradores de Gondifelos protestam e lagoa de “lixo” é chumbada

Moradores entregaram à Câmara Municipal um abaixo-assinado contra a construção de uma lagoa chorume, líquido que resulta da decomposição do lixo.

Noite de Carnaval terá 12 linhas de autocarros gratuitos para o centro de Famalicão

Três horários disponíveis para ir e regressar.

Entre os dias 18 e 21 de janeiro cinco agrupamentos de escolas do concelho – Pedome, D. Sancho I, D. Maria II, Gondifelos e Padre Benjamim Salgado – , a escola profissional Forave e dois representantes da Câmara Municipal de Famalicão estarão em Eindhoven, nos Países Baixos, para se inteirarem de vários projetos de internacionalização que visam melhorar o processo educativo tendo em vista o mercado de trabalho.

Esta mega operação teve como ponto de partida um desafio lançado por Alberto Costa, subdiretor do AE de Pedome e gestor Erasmus e responsável pelo Plano de Internacionalização, que explica que esta dinâmica surgiu após ter participado na Atividade de Formação e Cooperação (TCA) Strateg+, promovida pela Agency for Youth and Civil Society, que decorreu em Helsinborg, na Suécia, no passado mês de outubro, que teve como objetivo melhorar a qualidade da implementação do programa Erasmus+ (2021-2027).

Esse evento centrou-se em atividades específicas das parcerias de cooperação, tais como: gestão de projetos, reuniões transnacionais, produção intelectual, eventos multiplicadores ou atividades de formação, ensino e aprendizagem na perspetiva de atividades transversais, acompanhamento de projetos e orçamentos, qualidade e relevância das atividades.

Um dos participantes dessa TCA foi Hans Vasse, professor holandês e coordenador regional da internacionalização da Brianport, que contempla 366 escolas, cujo objetivo é fazer a ponte entre o mundo empresarial e as escolas para cativar os jovens para as necessidades/oportunidades do mercado de trabalho.

“A grandeza destes projetos de internacionalização reside na possibilidade de criar sinergias com diversas organizações europeias e mundiais de que resultem parcerias estratégicas com vista à mobilidade de alunos e docentes, tendo em vista o desenvolvimento de conhecimentos e competências que permitam a implementação de dinâmicas e processos inovadores que promovam, em última instância, o sucesso educativo de todos os alunos do concelho de Vila Nova de Famalicão”, refere Alberto Costa.

Recorde-se que o AE de Pedome integra o Programa Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) desde o ano letivo 2009/2010. No corrente ano, a população escolar é de 1515 alunos, desde o pré-escolar ao 9º ano. Nos últimos anos, tem-se assistido a um aumento do número de alunos subsidiados pela Ação Social Escolar. São mais de 58% os alunos abrangidos pela assistência social escolar e mais de 5% têm necessidades específicas.

“O Agrupamento de Escolas de Pedome pretende dar continuidade e reforçar o seu Plano de Internacionalização, visando uma participação regular, crescente e assídua em projetos e parcerias estratégicas internacionais”, esclarece Alberto Costa. Neste sentido, urge responder às necessidades de formação dos agentes educativos através da inovação e modernização das práticas pedagógicas, do aumento dos níveis de motivação e satisfação profissional de alunos, docentes e não docentes. Promover a sensibilização para a importância da dimensão internacional e discutir métodos e abordagens com vista a um maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem, familiarizando-se com as práticas educativas aplicadas e utilizadas noutros países” é uma aposta com sucesso garantido, concluiu.

Comentários