23.7 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 5 Outubro 2022

Famalicão está presente na maior feira de calçado do mundo

Calçado de conforto para senhora produzido em Mogege mostra-se aos mercados internacionais em feira de Milão até terça-feira.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Feira Grande de S. Miguel animou o centro da cidade

Certame dedicado às tradições famalicenses aconteceu no último fim de semana.

PAN preocupado com a qualidade das refeições escolares em Famalicão

Alergénios na sopa e a presença de dióxido de enxofre e sulfitos em algumas refeições são algumas das preocupações do PAN com as refeições nas escolas famalicenses.

GRACAFE promove 6ª Corrida Pedome / Oliveira Santa Maria

Evento terá lugar dia 22 de outubro. Além das corridas, será realizada uma caminhada solidária.

CIOR inicia ano letivo com várias dinâmicas no âmbito do programa europeu Erasmus+

Os estágios serão realizados em empresas e instituições parceiras da escola.

Milão, uma das cidades do mundo que definem as tendências da moda, acolhe a partir deste domingo e até à próxima terça-feira a MICAM, que é considerada a maior feira de calçado do mundo.

O concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmando a sua capacidade exportadora, está presente no certame, através da empresa ACO Shoes, de Mogege, que expõe na feira italiana o calçado da Portania, uma das marcas internacionais da empresa famalicense.

A empresa liderada por Armindo Costa, antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, anunciou a sua presença em Milão nas redes sociais da empresa.

A ACO Shoes, que é líder em Portugal na produção e exportação de calçado de conforto para senhora, é uma entre quatro dezenas de empresas portuguesas presentes em Milão, naquela que é uma das maiores representações de sempre.

As empresas lusas estão decididas a “consolidar os negócios” após o recorde de exportações batido no primeiro semestre deste ano.

Armindo Costa fundou a fábrica de calçado ACO em 1975. Fotografia DR

Este domingo, no primeiro dia da feira, a comitiva de empresas portuguesas presente na MICAM recebe a visita do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e do secretário de Estado da Economia, João Neves.

EXPORTAÇÕES PORTUGUESAS EM CRESCIMENTO

“A MICAM é a principal feira do setor e é muito relevante para as empresas nacionais, uma vez que reúne os maiores ‘players’ do setor a nível mundial”, salienta o presidente da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), que organiza a participação portuguesa nos eventos, citado num comunicado divulgado pela agência Lusa.

Segundo Luís Onofre, a presença portuguesa na feira “é da maior importância para consolidar os negócios”, numa altura em que a indústria portuguesa dá sinais de vitalidade nos mercados internacionais”, e está convicto de que 2022 será “um ano de forte afirmação do calçado português nos mercados externos”.

No primeiro semestre deste ano, Portugal exportou 40 milhões de pares de calçado no valor de 957 milhões de euros, o que representa um crescimento de 22% e 27,5%, respetivamente, em quantidade e valor, face ao mesmo período de 2021 e se destaca como “o melhor desempenho de sempre”.

Relativamente a 2019, anterior à pandemia, as exportações portuguesas de calçado estão a crescer 12,2%.

“Trata-se do melhor desempenho de sempre do calçado português nos mercados externos, ultrapassando mesmo o máximo histórico de 2017”, salienta a APICCAPS.

De acordo com a associação, o calçado português “está a crescer em praticamente todos os mercados mais relevantes”.

“Os dados do primeiro semestre de 2022 confirmam que o calçado português fez, durante a pandemia, os trabalhos de casa e, por isso, está a ganhar terreno aos seus concorrentes mais diretos”, destaca Luís Onofre.

Ainda assim, o dirigente associativo alerta que é preciso estar atento aos sinais externos, sustentando que a “pandemia, a guerra na Ucrânia e a inflação são razões mais do que suficientes para estarmos cautelosos relativamente aos negócios”.

Comentários

- Publicidade -