O candidato da coligação PSD-CDS “Mais Ação. Mais Famalicão” à Câmara Municipal de Famalicão anunciou o compromisso de reforçar a autonomia das freguesias famalicenses, aumentando as verbas livres, no mínimo, em cerca de 20%.
“Acreditamos que este é o caminho para uma verdadeira parceria entre Câmara e Juntas de Freguesias, para uma relação de confiança e de responsabilidade partilhada”, disse, acrescentando querer “freguesias com mais responsabilidade, porque uma freguesia forte significa um concelho mais próximo e mais justo”.
Mário Passos, para quem “autonomia não pode ser apenas uma palavra”, falava na sessão de apresentação da lista da coligação à Assembleia Municipal, que decorreu no dia 11. Defendeu que “autonomia tem de vir acompanhada de recursos. Daí a importância das verbas livres, verbas que não estão amarradas a programas fechados ou despesas pré-definidas, mas que podem ser geridas livremente pelos senhores Presidentes de Junta”.
“Cada freguesia, cada Presidente de Junta sabe melhor do que ninguém se precisa de arranjar um caminho, apoiar uma associação ou reforçar a resposta social. Essa flexibilidade é fundamental para uma governação de proximidade, eficiente e adaptada a cada realidade”, disse.
A noite não terminou sem uma outra garantia por parte de Mário Passos, que prometeu “bater um novo recorde de investimento nas freguesias no próximo ciclo autárquico”, refere o candidato em comunicado. “Continuaremos a infraestruturar o território com equipamentos de apoio social, cultural, desportivo e recreativo, entre outros”, rematou.
			
					
				
					
				
					
					
										
										
										
										
										
										
										
										
										
Comentários