A isenção de pagamento na primeira hora de utilização nos dias úteis e isenção de pagamento nos sábados, domingos, feriados e no período noturno nos parques de estacionamento localizados na Praça Mouzinho de Albuquerque, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, é um dos pontos de uma proposta que os vereadores do Partido Socialista apresentaram esta segunda-feira à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Na proposta os vereadores socialistas referem que “a cidade de Famalicão tem verificado um problema crescente em termos de oferta de estacionamento” e alertam para a “necessidade de encontrar um ponto de equilíbrio para compatibilizar a oferta escassa de lugares de estacionamento no centro da cidade”.
Como base nesta proposta o Partido Socialista refere, em comunicado, que estão vincados os seguintes pontos: estímulo do comércio local, incentivo ao uso responsável do espaço público, facilitar a mobilidade urbana, maior tráfego de pessoas e necessidades das famílias no dia a dia.
Os vereadores do PS discordam da recente alteração promovida pela Câmara Municipal de Famalicão que implementa a cobrança de estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque, quer pela entrada pela Avenida Marechal Humberto Delgado, quer pela entrada pela Avenida José Manuel Marques. [ver aqui Mário Passos anuncia fim do estacionamento gratuito junto ao Mercado Municipal]
“A Câmara de Famalicão alega total convergência com os representantes dos comerciantes locais, mas após auscultação feita aos comerciantes afetados, o Partido Socialista verifica que a medida não é consensual”, referem os socialistas.
Os vereadores do PS afirmam que o que se passa é o contrário, ou seja, “tanto comerciantes locais, como população, consideram que a cobrança de estacionamento no antigo campo da feira, nome pelo qual também é conhecida a Praça Mouzinho de Albuquerque, tem efeitos prejudiciais”. “Inclusive está a decorrer um abaixo-assinado, organizado por comerciantes locais, contra a cobrança de estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque”, destacam.
Nesse sentido, os vereadores socialistas propõem que a Câmara de Famalicão recue na decisão de cobrar para estacionar nos parques de estacionamento localizados na Praça Mouzinho de Albuquerque, lê-se no comunicado.
“Em alternativa, caso a maioria PDS-CDS insista em manter a cobrança, os vereadores do PS propõem a isenção de pagamento nos primeiros 60 minutos de utilização nos dias úteis e a isenção de pagamento nos sábados, domingos e feriados”, anunciam os socialistas.
Refira-se que a decisão aprovada pela maioria PSD-CDS contempla a cobrança de estacionamento todos os dias e todas as noites, incluindo sábados, domingos e feriados.
Comentários