9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 4 Fevereiro 2023

Alunos de Delães visitaram o Arquivo Municipal Alberto Sampaio

Explorar Famalicão antigo através de imagens

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Mário Passos e Eduardo Oliveira têm uma história da vida pessoal em comum

Saiba o que liga os dois políticos famalicenses.

Trabalhadores da Transdev em greve na segunda-feira

Usa transporte público rodoviário em Famalicão? Há greve marcada na Transdev

Moradores de Gondifelos protestam e lagoa de “lixo” é chumbada

Moradores entregaram à Câmara Municipal um abaixo-assinado contra a construção de uma lagoa chorume, líquido que resulta da decomposição do lixo.

Noite de Carnaval terá 12 linhas de autocarros gratuitos para o centro de Famalicão

Três horários disponíveis para ir e regressar.

No passado dia 18, os alunos do 3º ano da EB de Delães fizeram uma viagem ao passado através de uma visita ao Arquivo Municipal Alberto Sampaio, situado na rua Adriano Pinto Bastos, na cidade de Vila Nova de Famalicão.

Durante a visita os alunos viram fotografias de várias ruas e edifícios tiradas há cerca de cem anos. Todas as imagens causaram espanto. No entanto, as que provocaram mais entusiasmo foram os carros e carroças que circulavam em pleno coração da cidade e o facto de o edifício da Câmara Municipal ter ardido, dando origem a um edifício completamente novo.

Durante a atividade, os alunos foram divididos em grupos e receberam duas fotografias – antigas e atuais – do mesmo espaço, e tinham de as analisar para depois apresentarem os resultados aos colegas. Foi fácil chegarem à conclusão que “nem pareciam os mesmos lugares”, referiu Ian Sobral, um dos alunos.

Mafalda Monteiro, outra aluna que participou na visita, conta que esta atividade denominada “Famalicão Antes e Depois” foi muito importante porque aprendeu que “se deve conhecer e preservar o nosso passado”.

No fim, todos os participantes receberam uma lembrança: duas fotos de Famalicão antigo.

Comentários

- Publicidade -