12.4 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 25 Abril 2024

Braga e Guimarães entre as 10 melhores câmaras municipais com presença na internet

No distrito de Braga, os sites das câmaras de Famalicão e de Fafe receberam distinção na atualização dos conteúdos.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

As câmaras municipais de Braga e Guimarães foram distinguidas com o 5º e o 7º lugar, respetivamente, no ranking global do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) em 2021.

O IPIC é resultado de um estudo conjunto entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Universidade do Minho e a Universidade das Nações Unidas, que visa retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e o nível da sua relação eletrónica com os munícipes, analisando os sites dos 308 municípios portugueses.

A apresentação dos resultados mais recentes do IPIC, publicado pela Universidade do Minho, pretende avaliar a presença das Câmaras Municipais na Internet, destacando-se a atribuição de troféus e diplomas de mérito às Câmaras Municipais classificadas nas dez primeiras posições no índice global, bem como em cada um dos quatro sub-índices que o compõem, nomeadamente: conteúdos; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online; e participação.

Câmara de Braga em 5º lugar no ranking global. Fotografia UM/DR

A sessão pública da entrega dos diplomas decorreu no dia 20 de dezembro, na Reitoria da Universidade do Minho.

Além do ranking global, o Município de Guimarães foi agraciado com o 1º lugar no critério de “participação”, onde entraram em linha de conta seis indicadores: canais de contacto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões; espaços Web1.0 criados para discussão e auscultação de opinião; presença nas redes sociais; participação de ocorrências; orçamento Participativo e consulta do Plano Diretor Municipal..

O vereador Paulo Lopes Silva, responsável pelos pelouros da Modernização Administrativa e Qualidade, Comunicação, Sistemas Inteligentes e de Informação, recebeu as premiações da Câmara de Guimarães como 7º lugar no ranking global e 1.º lugar no critério de participação. Fotografia UM/DR

O site de Vila Nova de Famalicão foi um dos 21 municípios com pontuação máxima no critério “Conteúdos (tipo e atualização)”.

José Agostinho Pereira, adjunto de Mário Passos, recebeu o diploma da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Fotografia UM/DR

No distrito de Braga, também recebeu a distinção o site da Câmara Municipal de Fafe.

Paula Nogueira, vice-presidente da Câmara de Fafe, recebeu o diploma. Fotografia UM/DR

As demais autarquias em destaque neste critério foram: Torres Vedras, Setúbal, Estremoz, Vimioso, Vila do Bispo, Castro Marim, Alpiarça, Fafe, Figueiró dos Vinhos, Moita, Évora, Amadora, Borba, Azambuja, Espinho, Palmela, Arouca, Cantanhede, Figueira da Foz e Odemira.

Ranking Global
1º Odemira
2º Murça
3º Nazaré
4º Oeiras
5º Braga
6º Águeda
7º Guimarães
8º Figueira da Foz
9º Montalagre
10º Mogadouro e Cantanhede

Comentários