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Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 3 Maio 2024

Vereador do Ambiente assinala atribuição da Bandeira Verde a 72 escolas do concelho de Famalicão

Concelho tem o maior número de Eco-Escolas do país

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Vila Nova de Famalicão é o município do país com mais Eco-Escolas. São 72 as instituições educativas galardoadas pelo trabalho desenvolvido no ano letivo 2022-2023.

A cerimónia de entrega da Bandeira Verde, que premeia o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental e na área da sensibilização e educação para o ambiente, decorreu na passada sexta-feira, 13 de outubro, em Braga, com a presença de Hélder Pereira, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que assinalou as distinções ao lado de alunos, professores e representantes das escolas do concelho galardoadas.

Neste ano letivo, o concelho de Vila Nova de Famalicão tem mais 15 escolas distinguidas em relação ao ano anterior, realça uma nota de imprensa difundida pela Câmara Municipal. No total foram distinguidos cinco eco-agrupamentos: Camilo Castelo Branco, Pedome, Ribeirão, D. Sancho I e Padre Benjamim Salgado.

Recorde-se que o Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE). Desenvolvido em Portugal desde 1996, o programa é atualmente implementado em mais de 2045 escolas em todo o território nacional, abrangendo todos os graus de ensino. Visa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais inspirada na Agenda 21.

Ao aderir Eco-Escolas a instituição compromete-se a desenvolver um conjunto de ações e atividades que deverão envolver os diferentes elementos da comunidade escolar, com especial enfoque nos alunos, nos professores, nos auxiliares de ação educativa, nos encarregados de educação e ainda da comunidade envolvente, nomeadamente o município.

Este programa visa ainda criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

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