13.9 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 28 Abril 2024

Engenho no terreno. Apoio a idosos confinados combate isolamento

A nova viatura desloca-se a casa de idosos residentes em Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália, Sezures, Jesufrei e Lemenhe, que são as cinco comunidades da área de influência da Engenho.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Um prémio no montante de 37.950 euros, atribuído pelo BPI e pela Fundação “la Caixa”, permitiu à Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este colocar no terreno mais uma unidade móvel de apoio geriátrico que se desloca a casa dos idosos para ministrar sessões individuais de estimulação psicomotora.

A nova viatura reforça o trabalho domiciliário da Engenho no apoio à população idosa. Fotografia DR/ENGENHO

Para muitos idosos, esta é uma das poucas visitas que recebem em casa, pelo que este projeto da Engenho é também uma forma de combater o isolamento de muitas pessoas de idade avançada que vivem confinadas e, muitas vezes, sem retaguarda familiar.

“São pessoas em situação de mobilidade reduzida, vulnerabilidade social e de saúde, residentes nas freguesias da área de influência da Engenho”, explica Manuel Augusto de Araújo, presidente da instituição.

Uma idosa fazendo os seus exercícios: Fotografia DR/ENGENHO

“Que bom, hoje já não estou só e que bem que isto me faz!” Esta tem sido a frase mais ouvida pela equipa de terapeutas que todos os dias visita os idosos.

Isto numa altura em que o isolamento social, motivado pela pandemia da covid-19, “tem sido mais severo, dado o confinamento imposto pela pandemia que estamos a enfrentar”, como salienta Manuel Augusto de Araújo.

A viatura desloca-se a casa de pessoas residentes nas comunidades de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália, Sezures, Jesufrei e Lemenhe, que são as cinco localidades da área de influência da Engenho.

Esta iniciativa de intervenção social é resultado do Prémio BPI “la Caixa” Seniores 2020, que em Portugal distinguiu 24 projetos de promoção social e o envelhecimento ativo, saudável e em casa, de pessoas com mais 65 anos em situação de vulnerabilidade social.

A Engenho foi uma das instituições contempladas pelo BPI e pela Fundação “la Caixa”, tendo recebido 37.950 euros.

Exercícios para a mente. Fotografias DR/ENGENHO

O Prémio Seniores tem por objetivo potenciar projetos a executar em território nacional que promovam a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas com mais de 65 anos, com especial enfoque em fortalecer as relações interpessoais e em prevenir situações de fragilidade e vulnerabilidade.

Nesta fase inicial, a equipa da unidade móvel de apoio geriátrico está a desenvolver, pelo menos uma vez por semana, sessões individuais de estimulação psicomotora na casa dos utentes da Engenho que beneficiam do serviço de apoio domiciliário e centro de dia domiciliado.

Para além dos vários cuidados básicos prestados, e cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde, as pessoas idosas beneficiárias “usufruem de momentos de partilha, de estímulo e de convívio, que lhes proporciona conforto, carinho e bem-estar”, explica o presidente da Engenho.

Em nota enviada às redações, este responsável revela que a Engenho “tenciona alargar gradualmente este serviço a mais idosos, na perspetiva de que serviços desta natureza possam ser uma resposta eficiente e evoluir até, num futuro próximo, para novas formas na prestação de possíveis cuidados de saúde primários de proximidade, em contexto familiar, com vantagens acrescidas para quem mais precisa”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.