12.1 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 19 Março 2024

Famalicenses já estão a ser vacinados contra a covid-19

A população de Famalicão está a ser vacinada em Vale São Cosme, nas antigas instalações da extinta escola Didáxis. Mas os transportes de idosos para o centro de vacinação em autocarros são criticados.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

CIOR de portas abertas na “semana da empresa” na escola

Também foram celebrados acordos de cooperação com várias "empresas-âncora" no sentido de estabelecer e fortalecer a relação entre a Escola, as empresas e o mundo laboral.

Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora

Sofia Fernandes, de 49 anos, torna-se a primeira mulher a liderar uma secção concelhia do PSD no distrito de Braga.

Maus odores e descargas para rio Pelhe preocupam populares

PAN-Famalicão solicita esclarecimentos à Câmara Municipal sobre mais uma alegada construção ilegal.

A população de Vila Nova de Famalicão já está a ser vacinada contra a covid-19. Cidadãos famalicenses com mais 80 anos, ou pessoas com idade igual ou superior a 65 anos que sofram de patologias como insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica, começaram oficialmente a ser vacinadas nesta terça-feira.

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO falou com uma idosa que recebeu hoje a vacina. Vive no centro de Vila Nova de Famalicão e foi levada pela filha até ao Centro de Vacinação montado na extinta Escola Cooperativa de Ensino Didáxis, em Vale São Cosme.

“Antes da vacina estava um bocado nervosa e o coração batia muito rápido. Mas as enfermeiras acolheram-me bem. Depois da vacina fiquei no recobro o tempo previsto e agora já estou pronta para a próxima dose daqui a algumas semanas”, disse-nos a idosa, de 82 anos, a mostrar o cartão com a data da próxima dose já agendada para o dia 9 de março.

A opinião da filha também é positiva: “Está tudo muito bem organizado. Todas as etapas do processo estão bem definidas e há sempre pessoal a prestar apoio, desde a frequente higienização dos espaços até à prontidão para alguma eventual emergência”, referiu Marisa Andrade.

 CRÍTICAS AO TRANSPORTE

A Câmara de Famalicão e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Vila Nova de Famalicão são as entidades responsáveis pela montagem do centro de vacinação em Vale São Cosme.

Em comunicado, a autarquia informa que “as duas instituições estão a trabalhar igualmente numa solução de transporte gratuito de autocarro a partir das unidades de saúde locais e da central de camionagem, conforme as marcações efetuadas pelo ACES”.

Porém, a ideia não é bem recebida por todos. “Só podem estar a brincar!”, desabafa nas redes sociais a professora Lurdes Dinis, filha de uma idosa de 80 anos, ao saber que os idosos serão transportados numa “excursão para São Cosme”.

Entre as preocupações, destaca que, assim como a sua mãe, são muitos os que não conseguem subir para o autocarro”.

“Indigna-me esta pobreza mental”, desabafa a cidadã famalicense, argumentando que se trata de “falta de ideias e de respeito pelos mais velhos que não vivem em lares”. E remata: “Em Famalicão não faltam espaços adequados para criarem, no mínimo, dois ou três postos de vacinação dos mais velhos.”

ANTÓNIO COSTA FAZ APELO AOS AUTARCAS

 Recorde-se que, na conferência de imprensa realizada na quinta-feira, realizada após a reunião do Conselho de Ministros sobre a renovação do estado de emergência, o primeiro-ministro António Costa agradeceu aos autarcas de todo o país “a grande generosidade, empenho e sentido de serviço” que estão a ter para a criação de novos espaços de vacinação contra a covid-19.

No entanto, o líder do Governo fez um apelo para que optem pela criação de novos espaços de vacinação contra a covid-19 para quando existir quantidade de vacinas suficiente.

“Reservem essa energia para os trimestres seguintes, onde disporemos da quantidade de vacinas que poderá exigir, efetivamente, a mobilização de outros espaços que não os espaços atualmente definidos no âmbito dos agrupamentos dos cuidados de saúde”, disse António Costa.

É que, segundo explicou o primeiro-ministro, “neste momento, esses espaços ainda não são necessários e continuarão a não ser enquanto a indústria farmacêutica não produzir e entregar a quantidade de vacinas suficiente”, referindo que “o atraso não é nacional” e que o problema está “fora de Portugal”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora

Sofia Fernandes, de 49 anos, torna-se a primeira mulher a liderar uma secção concelhia do PSD no distrito de Braga.

Como falar de eleições sem referir o resultado

Alguns dias fazem-nos velhos cem anos.

Vereadora Sofia Fernandes candidata-se à liderança do PSD-Famalicão e tem Fernando Costa como mandatário

Eleições estão marcadas para sábado, 16 de março, e Mário Passos está a preparar uma candidatura contra Sofia Fernandes.

Artista Pedro Chorão expõe a sua arte na galeria municipal de Famalicão

Exposição de Pedro Chorão está patente até dia 18 de maio, com entrada livre

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.