21.3 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 20 Abril 2024

Os famalicenses têm o direito à verdade e não à manipulação

Os famalicenses têm direito de saber o que está a ser feito na cidade, como está a ser feito e porque está a ser feito. Têm direito à verdade dos factos em vez de manipulação cosmética da realidade.

5 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Foi ontem anunciado que, a partir de hoje, 30 de julho, estariam disponíveis 75 lugares de estacionamento no antigo campo da feira – área em obras sem fim à vista. A verdade é que, ao início da tarde, o estacionamento ainda não estava disponível.

Passava das 13h00 quando para ir almoçar no restaurante Sara Barracoa tentei estacionar na área que a Câmara Municipal disse que estaria hoje disponível. Rapidamente fui informada do óbvio: não era permitido estacionar ali. Digo que era óbvio porque desde logo achei estranho que o que meus olham viam não era nem de longe parecido com as imagens enviadas pela Câmara Municipal.

Os meus olhos viram um estaleiro a céu aberto. Máquinas e homens a trabalhar, pedras reviradas… Vi o caos a que estamos habituados a ver no último ano. Mas as imagens enviadas pela Câmara Municipal mostravam um espaço amplo, limpo e organizado.

Imagem divulgada pela Câmara Municipal a anunciar que a partir de hoje estavam disponíveis 75 lugares de estacionamento gratuito e renovado no antigo Campo da Feira.

É como se por um milagre as inúmeras e justas reclamações dos famalicenses tivessem sido ouvidas e o caos tivesse sido minimamente controlado. Não é verdade. As imagens são artificiais. Qual objetivo de mostrar imagens que não correspondem à realidade?

A cada ação fica mais claro que a preocupação não é resolver ou minimizar os problemas que toda essa situação tem causado a quem vive, trabalha e frequenta a cidade.

O que importa é a cosmética. É disfarçar, fingir, passar a imagem de que está tudo bem. Pelo menos nos próximos dois meses… Depois das eleições volta-se ao costume e a opinião do Zé Povinho não conta para nada. Mas até 26 de setembro faz-se de conta que importa.

Não importa. Se importasse os famalicenses teriam sido ouvidos. Haveria informação sobre todas as obras feitas na cidade e nas freguesias. Saberíamos não só quanto custa e vai demorar, como qual o objetivo pretendido com cada empreitada.

Uma terra é de quem nela vive. E os famalicenses não foram ouvidos sobre remodelar a cidade. Souberam que ia acontecer quando já estava acontecendo.

Gasta-se tanto dinheiro em propaganda e não há um único cartaz ou maqueta a explicar minimamente as transformações que estão a ser feitas em Famalicão.

Passa-se pelas escolas, pelas praças e ruas da cidade. Está tudo em obras e ninguém sabe responder porquê e para quê. Destruíram a cidade para reconstruir… Mas por que razão?

Alguém sabe dizer por que foi arrancada a calçada portuguesa (Património Cultural Imaterial do país com candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade), transformando o centro da cidade numa selva de pedra sem identidade?

Já agora, o que está a ser feito com a imensa quantidade de calçada portuguesa que tem sido retirada? Até hoje não se sabe o que foi feito com a madeira das árvores arrancadas. A calçada portuguesa – especialmente a usada – é ainda mais valiosa.

Mesmo que por um milagre a cidade acordasse amanhã e as obras tivessem acabado, tudo estivesse limpo e organizado, não estaria tudo bem. Os fins não justificam os meios.

E agora que anda toda gente farta e a reclamar, o presidente da Câmara diz que o prazo das obras está “em avaliação”. Mas desde quando é assim que as coisas funcionam? E o caderno de encargos, prazos a cumprir, etc.? Tanto mais que estão em causa obras que, além dos dinheiros municipais, envolvem também fundos comunitários…

Por que é que ninguém explica o que está a correr mal? Não temos direito de saber? Já várias pessoas escreveram a este jornal a perguntar se sabemos porque é que o muro na Praça D. Maria II já foi erguido e deitado abaixo algumas vezes.

Além dos incómodos e transtornos que a pessoas têm vivido diariamente, os famalicenses têm também outras preocupações.

Um leitor questiona se estão a ser acauteladas questões arqueológicas e de saúde pública, referindo que, há cerca de um século, a Capela Santo António esteve instalada ali pela zona da Praceta Cupertino de Miranda e que, na época, havia sepultamentos dentro e fora da Capela.

Outro leitor questiona sobre a preservação do Pontão de Antas, património edificado localizado numa das áreas com obras em curso (antigo campo da feira).

Os famalicenses têm direito de saber o que está a ser feito, como está a ser feito e porque está a ser feito. Têm direito à verdade dos factos em vez de manipulação cosmética da realidade.

É possível fazer obras com transparência, planeamento e bom senso. Gerir os destinos de um concelho com as pessoas e para as pessoas é uma questão basilar que devia ser o princípio norteador de todos os autarcas.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.