19.5 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 3 Outubro 2024

Dificuldades no acesso a médico de família é uma das preocupações da CDU em Famalicão

CDU Famalicão reuniu com Agrupamento de Centros de Saúde do Ave.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A CDU Famalicão, representada por Miguel Lopes, candidato à Câmara Municipal, Tânia Silva, candidata à Assembleia Municipal e Elisabete Coelho, candidata à Junta de Freguesia de Oliveira São Mateus, reuniu com o Agrupamento de Centros de Saúde do Ave – ACES Ave.

Relativamente ao estado da saúde no concelho, a CDU apurou que continuam a existir problemas relacionados com o acesso de muitos famalicenses ao serviço de Médico de Família em Famalicão. A CDU considera que o acesso ao Médico de Família “é um direito fundamental que deve ser concedido a qualquer cidadão, por isso mesmo é que defendemos um maior investimento na saúde”.

Relativamente à vacinação contra a covid-19, cerca de 40% dos 124 mil utentes abrangidos pela ACES Ave têm a vacinação completa. Em comunicado, a CDU defende “a urgência do reforço dos recursos disponíveis para combater a pandemia”, nomeadamente a compra de mais vacinas certificadas pela OMS para que o processo de vacinação se torne mais célere e eficaz.

A ACES afirmou que o Índice de Desempenho Global (IDG) é positivo, mas que pode fazer-se melhor. A CDU defende que se deve fazer melhor e isso passa pelo aumento do financiamento público e pelo reforço do SNS, seja recursos humanos, meios e equipamentos.

A CDU reforça o compromisso de estar “sempre presente junto das populações, para defender os seus direitos e avançar no caminho por uma sociedade mais justa e progressista”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -