11.2 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 29 Março 2024
Raphael de Souza
Nasceu em 1997 em Vila Nova de Famalicão. É licenciado em Línguas e Literaturas Europeias pela Universidade do Minho. É também mestre em Língua, Literatura e Cultura Inglesa pela mesma academia, com tese em Literatura Norte-Americana. Apaixonado pela Literatura desde cedo, começou a escrever poesia aos 15 anos, aventurando-se atualmente pela Ficção. É co-fundador do projeto “Sarcasmos Irónicos”, que visa dar palco a novos escritores.

Republicanismo vs Socialismo

As efervescências republicanas e marxistas nas poesias de Swinburne e Morris

10 min de leitura
- Publicidade -
Raphael de Souza
Nasceu em 1997 em Vila Nova de Famalicão. É licenciado em Línguas e Literaturas Europeias pela Universidade do Minho. É também mestre em Língua, Literatura e Cultura Inglesa pela mesma academia, com tese em Literatura Norte-Americana. Apaixonado pela Literatura desde cedo, começou a escrever poesia aos 15 anos, aventurando-se atualmente pela Ficção. É co-fundador do projeto “Sarcasmos Irónicos”, que visa dar palco a novos escritores.

Famalicão

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Republicanismo e Socialismo. Estas são duas velhas correntes políticas que permanecem tão fortes como sempre no nosso século. Desde que emergiram como simples ideologias filosóficas, ambos conduzem intelectuais e filósofos e artistas através de uma grande e profunda paixão que os levou mesmo a iniciar revoltas e motins e guerras que, na sua maioria, puseram fim a muitos governos monárquicos.

A poesia (e a literatura em geral) não estava a salvo destas enormes manifestações. Charles Swinburne e William Morris (como outros escritores contemporâneos) também eram conhecidos pelo seu ativismo político dentro dessas duas correntes filosóficas. Nesta Literatura no ensaio de Inglês, analisarei estes dois autores e verificarei a presença das suas ideias em “Ode on the Proclamation of the French Republic” (um poema de Swinburne) e “All for the Cause” (um poema de Morris).

Depois de examinar ambos os poemas, vou comparar estes poetas abordados e os argumentos que são apresentados nos poemas sobre os quais escolhi escrever.

O republicanismo é uma corrente política/filosófica que se tornou originalmente famosa na Grécia Antiga e foi teorizada por muitos filósofos gregos como Aristóteles, Platão, Sócrates, etc. Este atual defende que cada país tem de ser governado por uma República, um regime em que o Presidente da República (o mais alto representante de um país) é eleito pelo povo através do voto (ao contrário da monarquia). Enquanto um rei pode ascender através da sucessão e governar toda a vida, o Presidente de uma República só pode governar por um certo número de anos (de acordo com as leis de cada país). Em latim, “Republic” vem de “Res Publica”, que significa “Coisa Pública” (Res = Coisa; Publica = Público).

Depois de permanecer “morto” durante alguns séculos, o conceito renasceu no final da Idade Média e ganhou força com a Revolução Francesa e, mais tarde, com a Revolução Americana. Temos como cabeças dessas duas principais revoluções figuras como Robespierre, Danton, Marat, Thomas Paine, George Washington, etc. Hoje em dia, as Repúblicas são a forma de governo mais comum e está maioritariamente associada à democracia, embora a História nos mostre muitas repúblicas ditatoriais.

Marxismo/Socialismo é uma corrente política/filosófica que emergiu das teorias dos filósofos prussianos/alemães Karl Marx e Friedrich Engels. Os marxistas/socialistas defendem a criação de uma sociedade livre sem classes, sem ricos e pobres. Defendem também que o Estado tem de assumir o controlo de todos os meios de produção.

Estas ideias derivam da frustração das pessoas antes da exploração capitalista dos trabalhadores com todo o desenvolvimento tecnológico desencadeado pela Revolução Industrial. A principal derivação destas ideologias é o comunismo, que originalmente emergiu na Rússia e desencadeou o assassinato do Czar e a criação da União Soviética.

Apesar da queda da União Soviética, a doutrina marxista ainda está presente nos governos de muitas nações e é uma das ideologias políticas/filosóficas mais “populares” dos nossos dias.

Há também muitos livros e manifestos que são as bíblias da filosofia marxista e todas as pessoas que se interessam pelo tema do Socialismo devem ler. É o caso da obra “A Capital” (escrita por Karl Marx) ou do caso “O Manifesto do Partido Comunista” (escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, um manifesto histórico que marcou o início da história do comunismo).

Pelo lado republicano, temos Algernon Charles Swinburne. Foi poeta, dramaturgo e romancista vitoriano que nasceu em Londres em 1837. Começou a escrever poemas quando frequentou o Eton College. Na época em que estudou em Oxford, conheceu artistas como Dante Rossetti e William Morris.

Começou a sua carreira de escritor quando deixou a faculdade e foi para Londres. As obras de Swinburne são conhecidas pelo seu conteúdo político e social, bem como por alguns temas fraturantes como o sexo. Morreu em Londres no ano de 1909. Um dos seus poemas mais famosos é “Ode on the Proclamation of the French Republic”.

Esta ode de Swinburne está dividida em quatro grandes secções estruturais: secção de estrofes, secção anti-ataques, secção de epode e, no final, um “dirae”. A parte dos estrofes é composta por seis estrofes; a parte dos antistrofos é igualmente composta por 6 antiestrofes.

Nas duas primeiras estrofes, o poeta introduz a situação representada na ode. O primeiro strophe fala da propagação da palavra através das nações e da ascensão de uma nova ordem sobre um antigo império cheio de lamentações; o segundo strophe mostra as dúvidas do orador sobre o que vê. O orador parece questionar-se sobre esta mudança repentina, esta súbita liberdade (“é por tanta luz que vivemos para ver/ Subir, com o cabelo de aluguel e a perversidade, Liberty?”). As dúvidas continuam nos dois strophes seguintes, onde Swinburne questiona onde está a liberdade e como podem obtê-la (“Onde está a liberdade? Quem nos trará à sua vista, que mal viu a sua pegada onde estava”). Também posso ver no quarto strophe uma representação de Marianne, o famoso símbolo feminino da Revolução Francesa que detém a bandeira francesa na também famosa pintura de Delacroix.

O quinto estropia dá-nos uma glorificação deste acontecimento político que ocorreu em França, o “sem morte” e a “mãe muitos feridos”. No entanto, o sexto e último estropia parece induzir-nos na ilusão do poeta-orador sobre o resultado inverso da revolução.

Na parte das antiestrofes, temos seis antiestrofes. Uma antiestrofe, na poesia antiga, corresponde à segunda parte de uma ode, vindo atrás do estrofe e antes do epode. A primeira antiestrofe prova a desilusão que Swinburne introduziu no último estrofe. Swinburne está zangado e parece estar a repreender a França pelo fracasso da revolução. Esta repreensão passa pela segunda antiestrofe. O orador questiona no terceiro quem poderá guiá-lo e curá-lo dessa “doença” (“Quem me pegará pela mão? / Quem ensinará os meus olhos a ver… Quem vai me curar? ). Na quarta antiestrofe, aconselha também a França a olhar para “a luz em que as estrelas crescem”, no caso de não saber a resposta a essa pergunta.

Nas duas últimas antiestrofes, Swinburne, ao melhorar as suas qualidades, exorta esta nação a tomar uma ação contra o fracasso e a devolver a liberdade aos franceses.

Finalmente, temos um epode onde o orador continua a motivar a terra da Revolução Francesa a levantar-se e a recuperar deste outono. Ele diz à França que estão a chegar dias melhores e que todos no mundo irão certamente louvar a França pela sua própria grandeza. Depois de terminar o epode, o poeta inglês cita Dante Alighieri (“Ai de ti, vós almas depravadas” (de “A Divina Comédia”)) e Victor Hugo (“Sejam condenados, primeiro a ser o que são/ e depois ser amaldiçoados a obcecar os poetas” (do poema “Floreál”).

Do lado marxista, William Morris foi um poeta, romancista e tradutor inglês que nasceu em Walthamstow, no ano de 1834. Por ter nascido numa família rica, teve a oportunidade de estudar Estudos Clássicos em Oxford.

Durante a sua passagem por Oxford, sofreu influências de Ruskin e conheceu artistas como Ford Madox Brown e Dante Rossetti. Ficou noivo da Jane Burden, uma mulher da classe trabalhadora. Muitos anos mais tarde, Morris e May (sua filha) pertenciam ao grupo dos primeiros socialistas ingleses e estavam diretamente ligados a Eleanor Marx (filha de Karl Marx) e Friedrich Engels.

Morris aderiu à Federação Social Democrata em 1883 e foi também o organizador da Liga Socialista em 1884. Morreu em Hammersmith, no ano de 1896.

“Tudo pela Causa é um longo poema (apesar de não ser tão longo como o Ode de Swinburne) que é composto apenas por quartetos. Essas estrofes de quatro versos têm um esquema regular onde o primeiro e o terceiro versos de cada estrofe são versos em branco e apenas o segundo e o quarto rimam.

O poeta-orador parece estar a falar com alguém que não conseguimos identificar e o poema soa a um discurso motivacional em tempo de guerra. Nos dois primeiros quartetos, este orador pede a atenção de alguém, porque tem uma palavra a dizer. Fala de um dia que “está a desenhar” e que será o dia em que as pessoas serão chamadas pela “Causa” (“Quando a Causa nos chamar / Alguns para viver, e alguns para morrer!” ). Ele também motiva essa pessoa dizendo que ninguém morre sozinho e que aqueles que não morrem não viverão com a consciência tranquila (“Aquele que vive não suportará nenhum fardo/mais pesado do que a vida que eles têm”).

Na terceira, quarta e quinta estrofes, Morris invoca os camaradas que morreram em sua defesa da Causa, afirmando que “Na sepultura onde os tiranos os empurram,/jaz o seu trabalho e a sua dor”. No entanto, para o nosso orador, todas as dificuldades que passaram na sua luta dão-nos esperança de continuar a prosseguir essa missão. Ele estende esta motivação nos cinco quartetos que vêm depois desta estrofe. Ele usa estas cinco estrofes para dizer à pessoa para não entrar em desespero, falando de como esses camaradas eram corajosos e sábios e como se libertaram da opressão e de como as suas ações estão entre nós.

Nos últimos quatro quartetos do poema, o poeta marxista inglês profete o futuro, afirmando que vencerá esta “guerra” contra os tiranos e que as suas ações prevalecerão, embora seja possível que os seus nomes possam ser esquecidos com o falecimento da História (“Lá no meio do mundo novos/devem as nossas ações terrenas permanecer, / embora os nossos nomes sejam todos esquecidos, / e a história de como morremos”). O poema termina com a mesma estrofe que apareceu no início. O altifalante não usa esta estrofe para chamar a atenção da outra pessoa. Desta vez, este quarteto é usado para fazer com que essa pessoa retenha a mensagem que foi transmitida ao longo de todo o poema e pense nessa mensagem.

Temos dois poetas ingleses que são poetas bem conhecidos. Algernon Charles Swinburne é um poeta que tinha uma paixão pelas ideias republicanas e podemos ver essa paixão em muitos poemas, como “A Song of Italy” e “Erechtheus”.

Swinburne dedica a “Ode à Proclamação da República Francesa” a Victor Hugo, um escritor romântico francês que escreveu obras notórias como “Les Misérables” e “O Corcunda de Notre-Dame”. Esta ode é uma forma que o poeta costumava exaltar a Revolução Francesa, uma revolução que trouxe o rei despótico à guilhotina e, ao estabelecer uma República, pôs fim à monarquia.

No entanto, Swinburne também critica no poema os excessos da revolução e o horror que magoou a nação francesa. Tanto a exaltação como as críticas são usadas para tentar recuperar este país que foi inicialmente libertado de uma autocracia.

William Morris, como sabemos, esteve envolvido na luta socialista e “All for the Cause” reflete o seu próprio encanto por esta doutrina política. Este poema provém originalmente de “Cânticos para socialistas”, uma antologia de hinos que foram feitos para incentivar os combatentes marxistas. Através da voz do orador, Morris, como referi anteriormente, cria um poema inspirador onde invoca os heróis que morreram por “A Causa”. Ao ler o poema, também é possível imaginar uma pessoa a fazer um discurso do púlpito ou mesmo um general a falar em frente a um pelotão.

Estes dois poetas ingleses que analisámos são semelhantes. Ambos apresentam uma “causa” (a causa de Swinburne é republicana e a causa de Morris é marxista) e tentam melhorar a causa que está retratada nos poemas e a questão da motivação também está presente em ambas as obras. Os seus poemas também apresentam um lado musical, devido a uma métrica regular aplicada pelos poetas.

Apesar das suas semelhanças, têm abordagens diferentes. Em “Ode on the Proclamation”, Swinburne, como já disse, repreenda a França pelo que aconteceu com a causa revolucionária; em “All for the Cause”, não vemos Morris a repreendir o “exército” socialista em nenhum dos pontos que se aproxima no seu hino. Além disso, a “causa” que Morris nos mostra é “sem país”: trata-se de lutar por um mundo sem hierarquias e com mais justiça para os pobres, enquanto a “causa” de Swinburne é dar liberdade ao people francês.

Por vezes, vejo que, hoje em dia, as pessoas não se preocupam muito com a política, nomeadamente com os jovens (que estão a “viver” na internet e nas redes sociais). Como consequência, há movimentos autocráticos/fascistas/racistas/homofóbicos que estão progressivamente a ganhar mais força e expressão e isso é preocupante, nós progressivamente mais pessoas que estão mal informadas sobre todas estas questões. Penso que, no nosso século, é muito importante que as pessoas tenham opiniões políticas e obtenham mais informação, porque a política é uma parte importante do nosso mundo e governa as nossas vidas (facto em que não pensamos).

Comentários

Raphael de Souza
Nasceu em 1997 em Vila Nova de Famalicão. É licenciado em Línguas e Literaturas Europeias pela Universidade do Minho. É também mestre em Língua, Literatura e Cultura Inglesa pela mesma academia, com tese em Literatura Norte-Americana. Apaixonado pela Literatura desde cedo, começou a escrever poesia aos 15 anos, aventurando-se atualmente pela Ficção. É co-fundador do projeto “Sarcasmos Irónicos”, que visa dar palco a novos escritores.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.