15.1 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 29 Abril 2024

PS com candidatos em todas as freguesias de Famalicão. Em Seide, Bairro e Fradelos decorrem as últimas apresentações

Socialistas concorrem a todos os órgãos autárquicos do concelho e concluem nesta quinta-feira apresentações dos candidatos nas freguesias. Falta apenas oficializar os últimos três: nas freguesias de Seide, Bairro e Fradelos.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Tertúlia sobre os 50 anos do PSD-Famalicão junta Armindo Costa, Lída Bacelar e Albino Rebelo

Militantes ativos mais antigos do PSD-Famalicão serão homenageados.

Partido Socialista celebrou os 50 anos de 25 de Abril com casa cheia

Líder dos socialistas famalicenses quer um "concelho mais forte" e "a olhar para as pessoas como prioridade".

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

O Partido Socialista conclui na próxima quinta-feira, em Fradelos, a apresentação dos seus 34 candidatos à presidência de todas as juntas de freguesia e uniões de freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão. Até ao momento, foram já oficializados os cabeças de lista a 31 delas, faltando apenas conhecer as primeiras figuras do partido em Freguesias de Seide, Bairro e Fradelos, o que acontecerá nas próximas três noites.

“Estou muito satisfeito com a adesão e o interesse que as nossas candidaturas nas freguesias têm suscitado”, declara Eduardo Oliveira, líder da Concelhia do PS Famalicão e candidato à presidência da Câmara Municipal, que confirma que o seu partido “formalizará, antes de 2 de agosto, listas para todos os órgãos autárquicos do concelho, abrangendo freguesias e município, num grande projeto coletivo de milhar de cidadãos famalicenses”.

Relativamente a 2017, lembra, os socialistas concorrem com listas próprias “em todas as freguesias” e conseguiram, na opinião do líder concelhio, um “grande refrescamento das candidaturas, quer em termos etários quer socioprofissionais. E o nível de competências pessoais subiu, claramente, o que significa que está a nascer aqui uma nova geração de autarcas socialistas no concelho”.

A média etária situa-se nos 46 anos, com o mais jovem a ser Bruno Fonseca, 26 anos, que se candidata à presidência da Junta da União de Freguesias de Avidos e Lagoa, e o mais velho Álvaro Machado, 70 anos, que aceitou ser o primeiro nome da lista do PS em Castelões, freguesia para cuja Junta foi eleito presidente nas primeiras autárquicas realizadas no pós-25 de Abril, em 12 de dezembro de 1976. Tinha então 25 anos de idade e cumpriu um primeiro mandato. Voltou a ser eleito, de novo, para presidir à Junta de Freguesia num segundo mandato, entre 1985 e 1989.

Álvaro Machado, eleito presidente nas primeiras autárquicas realizadas no pós-25 de Abril, é o candidato do PS em Castelões. Fotografia DR/PS

Em 34 freguesias e uniões de freguesias, prossegue Eduardo Oliveira, “temos 12 cabeças de lista com 40 anos ou menos, o que equivale a 35,2% do total e representa um avanço muito positivo relativamente a atos eleitorais anteriores”. E só em oito situações o PS reincide no n.º 1 em relação há quatro anos, faz notar o presidente da concelhia famalicense. “Um deles, como não podia deixar de ser, é Manuel Silva, presidente da Junta de Freguesia do Louro, que tem 48 anos”, sublinha.

Até ontem, o PS Famalicão havia dado a conhecer 31 candidatos nas freguesias do concelho. Nas últimas 10 sessões, realizadas no passado fim de semana e na noite de segunda-feira, oficializou Bruno Fonseca, 26 anos, para presidir aos destinos de Avidos e Lagoa; Xavier Silva, colorista têxtil, 55 anos, em Pedome; António Ferreira, operário têxtil aposentado, 68 anos, para Vale São Cosme, Telhado e Portela; Simão Mendes, técnico operador de manutenção, 44 anos, em Vale São Martinho; Sandra Moreira, solicitadora, 40 anos, em Vilarinho das Cambas; Bárbara Barros, psicóloga, 29 anos, em Requião; Álvaro Machado, empresário têxtil, 70 anos, em Castelões; Bruno Domingues, contabilista, 40 anos, para Lemenhe, Mouquim e Jesufrei; Óscar Mendes, operário químico, 40 anos, para Esmeriz e Cabeçudos; e Helena Fernandes, consultora imobiliária, 44 anos, em Oliveira São Mateus.

Nos próximos três dias, até quinta-feira, os socialistas apresentam os seus últimos três cabeças de lista nas freguesias do concelho. Trata-se dos candidatos a presidentes das juntas de Freguesias de Seide (Joaquim Diniz), Bairro (Bernardo Vieira da Costa) e Fradelos (Bruno Campos).

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Tertúlia sobre os 50 anos do PSD-Famalicão junta Armindo Costa, Lída Bacelar e Albino Rebelo

Militantes ativos mais antigos do PSD-Famalicão serão homenageados.

Abril, um exercício de memória…

Honramos a memória do país ao comemorar estes 50 anos. O Povo saiu à rua e abril continua vivo. Continua a ser construído.

Partido Socialista celebrou os 50 anos de 25 de Abril com casa cheia

Líder dos socialistas famalicenses quer um "concelho mais forte" e "a olhar para as pessoas como prioridade".

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.