7.9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 27 Abril 2024

CIOR de portas abertas na “semana da empresa” na escola

Também foram celebrados acordos de cooperação com várias "empresas-âncora" no sentido de estabelecer e fortalecer a relação entre a Escola, as empresas e o mundo laboral.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

A Semana da Empresa, promovida e organizada pela Escola Profissional CIOR, no âmbito do Ano Europeu das Competências, será um tempo e um espaço de reflexão e debate com diversas empresas sobre as realidades e desafios que se colocam no mercado de trabalho, bem como estratégias e metodologias a adotar tendo em vista ajustar o perfil dos alunos do ensino profissional  em termos de competências  esperadas e necessidades cada vez maiores de mão de obra qualificada por parte do tecido empresarial do município e da região.

Ao longo da semana estiveram presentes na Semana da Empresa responsáveis de conceituadas empresas, antigos alunos, parceiros institucionais, diretores de escolas e estudantes que frequentam os diferentes cursos profissionais ministrados neste estabelecimento de ensino.

Na cerimónia de abertura, que contou com a presença do vereador da educação da Câmara Municipal, Augusto Lima, diretor do Centro do Centro de Emprego e Presidente da ACIF-Associação Comercial e Industrial de V.N. de Famalicão, foi realçada a importância das escolas profissionais na formação de técnicos qualificados por forma a fazer face às necessidades sentidas nos diferentes e emergentes setores de atividade industrial e de serviços.

Amadeu Dinis, diretor da CIOR, aproveitou para enquadrar esta iniciativa com as questões incontornáveis relacionadas com a inteligência artificial e as competências pessoais e profissionais esperadas nos formandos no final dos respetivos ciclos formativos.

Por sua vez, José Paiva, diretor pedagógico, aproveitando a presença de antigos alunos da CIOR, reconheceu as elevadas taxas de empregabilidade registadas e prosseguimento de estudos, registando também a sua capacidade empreendedora. Para este responsável da Escola, os alunos formados e os seus percursos profissionais são um “motivo de orgulho e o maior patrimônio da Escola que, há mais de 30 anos, tem formado profissionais competentes e cidadãos empreendedores e com projetos de vida em termos pessoais e profissionais”.

Para o vereador Augusto Lima, a cooperação e a ligação das escolas com as empresas são uma “parceria estratégica com vantagens mútuas e de extrema importância, não só no percurso formativo dos alunos, como também fator de garantia de mão de obra altamente qualificada para os empresários exigentes em colaboradores com um perfil profissional e competências ajustados às necessidades das suas empresas”.

Durante a Semana da Empresa serão também foram celebrados acordos de cooperação com várias “empresas-âncora” no sentido de estabelecer e fortalecer a relação entre a Escola, as empresas e o mundo laboral.

As empresas e organizações participantes nesta iniciativa estão relacionadas com a oferta formativa ministrada pela CIOR, muito particularmente no âmbito dos cursos técnicos de Mecatrónica Automóvel, Eletrónica Automação e Comando, Programação e Mecanização; Desenho de Construções Mecânica CNC; Auxiliar de Farmácia s e Animação Sociocultural.

Ainda durante este mês de março, estão programados vários Open Days dirigidos a alunos a frequentar o nono ano nos diferentes agrupamentos de escolas do Município e da região, no sentido de os informar e sensibilizar para a importância das vias profissionalizantes e com dupla certificação no ensino secundário.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.