23.5 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 5 Outubro 2022

Cimenteira do Louro com selo ambiental internacional para 39 produtos

Empresa de Famalicão com certificação Greenguard para pavimentos e revestimentos.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Feira Grande de S. Miguel animou o centro da cidade

Certame dedicado às tradições famalicenses aconteceu no último fim de semana.

PAN preocupado com a qualidade das refeições escolares em Famalicão

Alergénios na sopa e a presença de dióxido de enxofre e sulfitos em algumas refeições são algumas das preocupações do PAN com as refeições nas escolas famalicenses.

GRACAFE promove 6ª Corrida Pedome / Oliveira Santa Maria

Evento terá lugar dia 22 de outubro. Além das corridas, será realizada uma caminhada solidária.

CIOR inicia ano letivo com várias dinâmicas no âmbito do programa europeu Erasmus+

Os estágios serão realizados em empresas e instituições parceiras da escola.

A Cimenteira do Louro (ACL), empresa líder em Portugal em produtos de betão, com sede na freguesia do Louro, concelho de Vila Nova de Famalicão, obteve a certificação internacional Greenguard e Greenguard Gold para um total de 39 tipos de revestimentos de parede e pavimentos para espaços interiores e exteriores.

“A certificação Greenguard garante que os nossos produtos em betão utilizados na arquitetura de interiores são de baixa emissão de substâncias químicas e contribui para ambientes internos mais saudáveis”, explica Dinis Silva, CEO da ACL.

Fotografia ACL/DR

Segundo Dinis Silva, a certificação dos produtos da Cimenteira do Louro com os selos Greenguard e Greenguard Gold significa “o forte compromisso da empresa com os mercados mais exigentes do mundo e a saúde humana” e “mais um passo da Cimenteira do Louro na inovação e na sustentabilidade”.

A certificação GreenGuard e GreenGuard Gold, que para o responsável da Cimenteira do Louro, constitui “mais uma vantagem competitiva nos mercados mais exigentes”, abrange um total de 39 produtos em betão produzidos em Vila Nova de Famalicão, sendo 29 revestimentos de parede e 10 pavimentos, os quais podem ser verificados aqui.

A CERTIFICAÇÃO GREENGUARD

Refira-se que os produtos utilizados em ambientes internos têm um impacto significativo na qualidade do ar interior, pois podem emitir centenas de substâncias químicas no ar que os ocupantes do edifício respiram.

Os produtos certificados pelo instituto ambiental Greenguard atendem a um dos mais rigorosos padrões de emissões químicas e está cientificamente comprovado que ajudam a reduzir a poluição do ar em ambientes fechados e o risco de exposição a produtos químicos, contribuindo dessa forma com a criação de ambientes internos mais saudáveis.

Fotografia ACL/DR

Com escritórios e laboratórios nos vários continentes, o Greenguard Environmental Institute é uma organização independente da indústria que visa proteger a saúde humana e melhorar a qualidade de vida humana, melhorando a qualidade do ar interno e reduzindo a exposição das pessoas a produtos químicos e outros poluentes.

O Greenguard Environmental Institute foi estabelecido pela Air Quality Sciences, Inc, uma empresa de qualidade do ar interno, em junho de 2001, e adquirido pela UL Environment em 2011. A certificação Greenguard é reconhecida e aceite por programas de construção sustentável em todo o mundo.

Fotografia ACL/DR

Quando um produto possui a certificação Greenguard, significa que foi projetado para espaços internos para atender aos limites rígidos de emissões de produtos químicos e que foi testado para mais de 10.000 produtos químicos. A ideia é produzir interiores mais saudáveis e livres de emissões nocivas. As empresas que possuem a certificação Greenguard podem reivindicar uma maior credibilidade quando fazem alegações de sustentabilidade.

A CIMENTEIRA DO LOURO

Fundada em 1975, na freguesia do Louro, concelho de Vila Nova de Famalicão, A Cimenteira do Louro é uma empresa líder em Portugal na produção e exportação de pavimentos e revestimentos em betão.

Quando Manuel Leitão fundou a empresa, a ACL era especializada na produção de blocos em betão. Anos depois, começou a produzir canalizações em betão para infraestruturas ambientais e outras.

O carácter empreendedor do fundador da Cimenteira do Louro e a vontade de evoluir de forma sustentada ditaram a diversificação dos produtos e a internacionalização.

Fotografia ACL/DR

“Temos uma forte ligação ao saber técnico, ao design inovador e apostamos na qualidade, na performance e na resistência dos nossos materiais e soluções”, explica Dinis Silva, de 48 anos, um dos cinco filhos do fundador e CEO da ACL.

Contando com 150 trabalhadores, A Cimenteira do Louro faturou 22 milhões de euros em 2021, consolidando a sua posição de liderança na produção de pavimentos, revestimentos e outros produtos em betão, alguns dos quais com marca própria.

Fotografia ACL/DR

A empresa ACL está no mercado com projetos de arquitetura e design de interiores que são referência em todo mundo. Em Portugal, a ACL participou nas mais importantes infraestruturas rodoviárias e pelos pavimentos e revestimentos de algumas das maiores obras públicas, comerciais, educativas e desportivas.

Graças às excelentes propriedades técnicas e estéticas, os pavimentos e revestimentos para exteriores e interiores da ACL são hoje utilizados em todos os tipos de projetos arquitetónicos internacionais.

No âmbito do processo de internacionalização, o grupo ACL, que comercializa os seus produtos em mais de 40 países, está presente em Omã, há 15 anos, através da Oman Portuguese Cement Products (OPCP), unidade de produtos em betão que já é uma referência naquele país da península árabe.

Comentários