14.4 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 9 Maio 2021
Partilhar
  • 67
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    67
    Shares

Isabel Araújo Costa quer a JSD-Ribeirão “muito além do abanar de bandeiras”

A nova presidente da JSD de Ribeirão, Isabel Araújo Costa, quer muito mais do que "abanar as bandeiras". O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO descobriu que a nova líder, aos 26 anos, é uma estrela emergente na advocacia portuguesa.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Tabu desfeito. Paulo Cunha não é candidato e deixa Famalicão em Outubro

A decisão do autarca foi oficializada esta semana numa reunião com os vereadores da coligação PSD-CDS.

Famalicão. Grupo Eco-Trocas dá vida nova a artigos excedentes e em desuso

O grupo tem como missão incentivar o aproveitamento de recursos e contribuir para a diminuição de desperdícios.

Eduardo Oliveira e as Antoninas: “Manda a prudência que se fale claro aos famalicenses”

A Câmara de Famalicão anunciou o regresso das Antoninas. Mas estamos em estado de calamidade que impõe muitas restrições. A polémica está instalada. O líder do PS lança várias questões à Câmara Municipal. Paulo Cunha acusa-o de ser eleitoralista.

Deputada do PCP no Parlamento Europeu visita a Associação de Moradores das Lameiras

Sandra Pereira elogiou o trabalho da instituição que considera "ser uma referência nacional".
Partilhar
  • 67
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    67
    Shares

Isabel Araújo Costa, recém-eleita presidente da Juventude Social Democrata (JSD) de Ribeirão, convida os jovens ribeirenses “a mostrarem as suas capacidades, desafiando-os a fazer política terra-a-terra, com debate e estratégias profícuas sobre áreas determinantes como a educação, a saúde e a justiça, promovendo um diálogo sério, indo muito além do abanar de bandeiras”.

A eleição foi realizada no dia 11 de fevereiro com apenas uma lista a sufrágio, encabeçada por Isabel Araújo Costa, a nova presidente da comissão política, enquanto Catarina Machado passou a ocupar a presidência da mesa de plenário, depois de cinco anos à frente da direção.

Com apenas 26 anos, a nova presidente da JSD de Ribeirão é uma jovem advogada já lançada numa carreira que promete. É associada sénior da sociedade de advogados Antas da Cunha Ecija, uma das mais prestigiadas do país, onde é especialista em direito do trabalho e da segurança social.

Com os assuntos laborais e o direito digital na ordem do dia, por causa da pandemia da covid-19, Isabel Araújo Costa chegou a ser convidada para fazer comentários na TVI sobre assuntos de natureza laboral.

Apesar da sua atividade profissional tão exigente aceitou abraçar o desafio de liderar a JSD de Ribeirão. E, numa lógica de continuidade, Isabel Araújo Costa tem nas eleições autárquicas deste ano um dos grandes desafios de um mandato em que pretende estabelecer uma maior proximidade em relação à juventude ribeirense, “com captação e, sobretudo, retenção de jovens interessados em reforçar a estrutura”.

Isabel Costa na comissão política e Catarina Machado na mesa do plenário, os rostos da JSD-Ribeirão. Fotografia DR

Nas palavras de Isabel Araújo Costa, do mandato que agora se conclui na JSD-Ribeirão é feito um balanço positivo: “Procuramos fazer política descomprometida e desinteressada, com os olhos postos numa juventude mais interventiva e eticamente inabalável”.

A nova líder da JSD-Ribeirão acrescenta ainda que “só através de uma participação ativa e do chamamento dos jovens ribeirenses à causa política conseguiremos transmitir e inculcar os valores da social-democracia, com o objetivo comum de trabalhar em prol de uma juventude responsável e de espírito disruptivo”.

O DESAFIO DAS AUTÁRQUICAS

Por sua vez, após cinco anos na liderança da comissão política, a presidente da mesa do plenário, Catarina Machado, afirma que “uma marca que a JSD-Ribeirão vem deixando ao longo dos últimos anos é, sem dúvida, a de dar voz àquilo que são os anseios e ideias dos jovens, bem como a de provar que estes têm cada vez mais competências para intervir social e politicamente, sem nunca permitir que essa voz seja silenciada, seja por que meio for”.

“O mandato que agora se inicia não fugirá a esta regra basilar da democracia”, afiança Catarina Machado, também advogada, tendo sido estagiária do gabinete de Paulo Cunha, antes de o presidente da Câmara de Famalicão ter assumido a presidência do município.

Sobre o futuro, e referindo-se às eleições autárquicas como “um dos maiores desafios do mandato”, Catarina Machado, que é sobrinha de Leonel Rocha – o candidato do PSD à presidência da Junta de Ribeirão – afirma que “a JSD estará em comunhão de esforços com o PSD naquilo que será o melhor para Ribeirão e para os ribeirenses, em particular, para os jovens”.

OS NOMES DA JSD-RIBEIRÃO

Na Juventude Social Democrata (JSD) de Ribeirão não há problemas com as quotas femininas na hora de formar listas para os órgãos da estrutura juvenil do PSD. Naturalmente, as mulheres estão em maioria e em posições de liderança.

A nova comissão política eleita é assim constituída: Isabel Araújo Costa (presidente); Joana Araújo (vice-presidente); Ana Catarina Silva (secretária-geral) e pelos seguintes vogais: Catarina Faria, Simão Araújo, José Oliveira e Diogo Xavier. A Mesa do Plenário é presidida por Catarina Machado, pelo vice-presidente Vítor Silva e pela suplente Joana Amorim.

QUEM É ISABEL ARAÚJO COSTA

Nascida em 1994, em Ribeirão, em Vila Nova de Famalicão, Isabel Araújo Costa é associada sénior na sociedade de advogados Antas da Cunha Ecija & Associados desde 2020.

É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, em 2016, e frequentou uma pós-graduação em Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Durante a sua licenciatura realizou um estágio de verão na Mendes Ferreira & Associados no Porto.

Em 2016, realizou o seu estágio na Vieira Advogados, em Braga, tendo sido promovida a associada, cargo que ocupou até à sua integração como sócia em 2019.

Na Vieira Advogados desenvolveu a sua atividade junto de empresas e organismos públicos, tendo assumido a liderança de vários processos, nomeadamente ações coletivas.

Após ter sido promovida a associada, iniciou o desenvolvimento de relações internacionais da Vieira Advogados na costa oeste dos EUA e promoveu a implementação teórica da tecnologia "blockchain" no Direito Laboral.

Tem sido regularmente convidada para escrever artigos jurídicos em revistas e jornais, assim como frequentemente emite opinião na imprensa escrita e televisiva.

As áreas de atuação preferenciais são direito laboral, direito digital e relações laborais internacionais.

Comentários