ACO Shoes aposta na energia limpa

A Fábrica de Calçado ACO, de Mogege, concelho de Famalicão, aposta na energia limpa, investindo 350 mil euros num sistema de painéis solares que vai produzir 35% das necessidades energéticas da empresa.

Comentários

3 min de leitura
Parque solar da ACO Shoes foi instalado em terreno contíguo à fábrica Parque solar da ACO Shoes foi instalado em terreno contíguo à fábrica
Parque de energia solar da ACO ocupa um terreno com 5 mil metros quadrados, contíguo às instalações fabris, na freguesia de Mogege. Fotografia DR

A Fábrica de Calçado ACO, empresa com sede em Mogege, concelho de Vila Nova de Famalicão, que é líder em Portugal na produção e exportação de calçado feminino de conforto, decidiu apostar na energia limpa, investindo 350 mil euros na instalação de um sistema de painéis solares que vai ser responsável pela produção energética de 35% das necessidades da empresa.

O novo parque de energia solar da empresa fundada por Armindo Costa está situado num terreno com 5 mil metros quadrados, contíguo às instalações fabris, na freguesia de Mogege.

Com este investimento, que deverá começar a dar retorno daqui a cinco anos, a fábrica de Famalicão, que tem uma despesa anual com energia elétrica na ordem dos 200 mil euros, deverá baixar a fatura em cerca de 35%, ou seja, poupará cerca de 70 mil euros anuais. Além de contribuir para a melhoria do ambiente.

- Publicidade -

“É um investimento que assume duas vertentes distintas: representa uma melhoria na eficiência financeira da empresa – com uma economia da fatura energética na ordem dos 35% – e representa uma aposta na energia limpa, que faz diminuir a pegada ecológica da ACO, sendo, portanto, uma decisão com consequências muito positivas para o meio ambiente”, explica Armindo Costa, presidente da fábrica famalicense.

Fundada em 1975, a ACO Shoes emprega 400 pessoas, tendo duas unidades de apoio à produção de calçado suas participadas, a ECCO Conforto, no município de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, e a ICCO, na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, que contam com 150 e 260 trabalhadores, respetivamente.

Anualmente, saem da fábrica de Vila Nova de Famalicão 1,5 milhões de pares de sapatos (mais de 5 mil pares por cada dia útil), que são vendidos em mais de 30 países dos vários continentes, gerando um volume de negócios que, no último exercício, foi superior a 30 milhões de euros.

Com estes números, a empresa de Armindo Costa – empresário de 82 anos, que foi presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão entre 2002 e 2013 – é líder em Portugal no segmento do calçado feminino de conforto.

Comentários

Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícia anterior

Portal público vai mostrar aplicação dos fundos europeus em tempo real

Notícia seguinte

Oldcare lança produtos de higiene para idosos à base de óxido de zinco

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.