12.4 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 25 Abril 2024

PS acusa Câmara de Famalicão de desrespeitar luto nacional para promover candidato

Em dois dias, Paulo Cunha e Mário Passos passaram por oito freguesias para lançamento de primeira pedra, inaugurações e visita a obras.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

“O povo chama a isto descaramento e caça ao voto”. É assim que o Partido Socialista de Famalicão define a agenda de Paulo Cunha e Mário Passos que, no último fim de semana, passaram por oito freguesias com uma agenda de visita a obras, lançamento de primeira pedra e inaugurações.

O PS recorda que foi decretado luto nacional de três dias pela morte do antigo Presidente Jorge Sampaio e que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa referiu que deviam “ser cancelados ou adiados os eventos organizados ou promovidos por entidades ligadas ao Estado”

“No entanto, no sábado e no domingo o presidente da Câmara e o vereador com os pelouros das Freguesias e do Desporto e Tempos Livres (não por acaso, o mesmo cidadão que foi escolhido por Paulo Cunha para lhe suceder) continuaram com o seu roteiro de inaugurações, visitas e lançamentos de primeiras pedras”, acusa o PS.

Em comunicado, a concelhia do Partido Socialista de Famalicão lamenta que a Câmara Municipal “não tenha estado à altura das suas responsabilidades e cumprido com os deveres a que, como órgão executivo de uma autarquia local, institucionalmente está obrigada”, considerando que a atitude “é falta de nível e défice de cultura democrática”.

“Com efeito, qualquer autarca consciente dos seus deveres perante as leis da República e o povo que representa teria, logo na sexta-feira, adiado ou cancelado a reabertura do Cineteatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave”, considera Paulo Folhadela, porta-voz do PS-Famalicão.

Primeira pedra da Casa Mortuária em Oliveira Santa Maria, no domingo, dia 12. Fotografia CMVNF/DR

O partido considera ainda que “mais grave” foi o que veio a passar-se sábado e domingo, destacando que “enquanto, em Lisboa, eram rendidas as últimas homenagens a Jorge Sampaio, inclusive com a presença de dirigentes do PSD e do CDS-PP, em Famalicão, Paulo Cunha e Mário Passos não pararam a campanha eleitoral”.

Os socialistas destacam que, em dois dias, Paulo Cunha e Mário Passos passaram por oito freguesias: Outiz, Cavalões, Castelões e Carreira, no sábado, e Oliveira Santa Maria, Lagoa, Avidos e Ribeirão, no domingo.

Os socialistas famalicenses também fazem referência à comunicação da Câmara Municipal que, “talvez para iludir o escrutínio da Comissão Nacional de Eleições”, criou um novo “léxico político-eleitoral”, substituindo na informação enviada à comunicação social a palavra “inauguração” por “visita às obras concluídas” e “entrega simbólica à população”. “O descerramento da placa da ordem, esse, é que não podia faltar”, afirmam.

TEATRO ELEITORAL

Para a concelhia socialista, quando a direção de campanha da coligação PSD/CDS-PP fez saber, no sábado, via Facebook, que suspendia as ações de promoção eleitoral previstas para os três dias de luto nacional, tratava-se de “refinada produção teatral”.

“Pudera! Para quê fazer campanha e ter de pagar para isso se se podem conseguir os mesmos objetivos, e sem custos, aparecendo nas freguesias como presidente Paulo Cunha e vereador Mário Passos?”, destaca Paulo Folhadela, acrescentando que “os famalicenses não se reveem neste tipo de comportamentos”.

COMPORTAMENTOS “REPROVÁVEIS”

O PS faz também alusão as diversas fotografias publicadas durante o fim de semana pelo fotógrafo oficial e já disponíveis no banco de imagens digital do município.

Cavalões, 11 de setembro. Fotografia CMVNF/DR

“Para vergonha de todos os famalicenses, numa delas, referente à visita às obras concluídas na zona envolvente ao cemitério de Cavalões, segundo nota do Gabinete de Comunicação e Imagem camarário, aparece o presidente da Junta de Freguesia local com uma bandeira nacional dobrada debaixo do braço, depois de mais um corta-fitas virtual”, refere o Partido Socialista no comunicado, acrescentando que “se não fosse politicamente indigente, era caso para termos pena”.

Os socialistas afirmam que o presidente da Junta da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz “não tem idoneidade cívica e política para a função” e por isso “não merece a reeleição”.

O Partido considera que “o mesmo se passa” com o presidente da Junta de Freguesia de Castelões “que é funcionário público de profissão e não pode ignorar os seus deveres enquanto tal” e, por isso, “ao organizar e estar presente na visita ao novo Memorial aos Escuteiros da freguesia com o presidente da Câmara e o vereador Mário Passos protagonizou um comportamento moral ilícito e eticamente reprovável”.

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.