22.1 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 19 Setembro 2021
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Semana Europeia da Mobilidade com ações de sensibilização em Famalicão

A iniciativa Semana Europeia da Mobilidade foi criada em 2002 e é realizada anualmente de 16 a 22 de setembro.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Candidatos do CHEGA, IL, PAN e PS recebem apoio da liderança nacional em Famalicão

Ao contrário de eleições anteriores, a liderança nacional do PSD e do CDS-PP está ausente da campanha famalicense. Rui Rio participou ontem na campanha eleitoral de diversos municípios no Minho, mas não veio a Famalicão. Francisco Rodrigues dos Santos disse que não foi convidado.

PAN Famalicão apresenta programa eleitoral

O documento é dividido em quatro grandes eixos: Ambiente, Efetivar os Direitos Humanos, Proteção e Bem-estar Animal e Administração Municipal.

André Ventura presente na campanha do Chega em Famalicão

Centenas participaram no jantar com a participação do líder nacional no último dia 15, em Ribeirão.

António Costa dá força a Eduardo Oliveira hoje em Famalicão

Comício com a presença de António Costa realiza-se este sábado à tarde no Parque de Sinçães. Além do secretário-geral do Partido Socialista, outros nomes nacionais do partido têm vindo a Famalicão apoiar a candidatura de Eduardo Oliveira à presidência da Câmara Municipal.
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

“Mova-se de forma sustentável. Seja saudável.” é o slogan da edição de 2021 da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorre de 16 a 22 de setembro.

Anualmente, de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de celebrar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de promover um debate alargado sobre a necessidade da alteração de atitudes e comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do veiculo automóvel.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão junta-se à iniciativa através dos Pelouros da Mobilidade, Desporto e Juventude, com um conjunto de atividades no próximo sábado, dia 18 de setembro, em vários espaços da cidade, com o objetivo de promover e sensibilizar toda a comunidade para uma mobilidade mais sustentável e ativa, tal como para uma maior utilização dos modos suaves de mobilidade.

Em consonância com o Ministério do Ambiente, e de forma a ir ao encontro da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Clicável (ENMAC) e do Plano de Ação para a Mobilidade Ativa – Pedonal e Clicável de Vila Nova de Famalicão, as ações de sensibilização, no âmbito da SEM, arrancam com um ciclo formativo de “Condução Ecológica e Eficiente” na Casa da Juventude, destinado a pessoas com mais de 18 anos, das 09h00 às 13h00.

A Praça 9 de Abril acolhe, no referido dia, diversas atividades de animação e promoção dos meios de transporte suaves, das 10h00 às 18h00, que abrangem desde “Aprender a Andar de Bicicleta” com a Federação Portuguesa de Ciclismo, à “Promoção dos Modos Suaves” pela Tomatubikes e a Associação de Bicicletas Temos Todos (Brufe BTT). Neste espaço, haverá, igualmente, um Workshop de Mecânica Básica Inicial, desenvolvido pela Famabike, limitado a 10 participantes, com início pelas 16h00.

Durante o dia 18 de setembro, a Escola de Educação Rodoviária estará no Parque da Juventude, com um circuito com karts a pedal para jovens até aos 15 anos, das 10h00 às 18h00.

A iniciativa Semana Europeia da Mobilidade foi criada em 2002, após o sucesso do Dia Europeu sem Carros (DESC), em 2000 e 2001, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia (CE), tratando-se de uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a CE.

A Comissão Europeia escolheu o tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável.”, de forma a prestar homenagem às dificuldades sentidas pela Europa, e pelo mundo, ao longo da pandemia da COVID-19, promovendo a reflexão sobre as oportunidades de mudança resultantes desta crise de saúde no continente europeu.

Neste sentido, a comunidade local é encorajada a manter a forma física e mental enquanto é explorada a beleza da cidade, região ou país, respeitando o ambiente, a saúde do próprio e a dos outros, ao, cada cidadão, realizar uma escolha cuidada do seu meio de transporte.
Saiba mais sobre as atividades da Semana Europeia da Mobilidade em Famalicão, acedendo à página https://www.famalicao.pt/semana-europeia-da-mobilidade-2021.

Comentários

Artigo anterior42º aniversário do SNS
Próximo artigoProgramas eleitorais