O Partido Socialista (PS) de Vila Nova de Famalicão criticou duramente o atual projeto de estacionamento subterrâneo da aprovado ontem pela coligação PSD-CDS. Em causa está um investimento previsto de 2,7 milhões de euros [ver notícia: Câmara vai construir estacionamento de 2,7 milhões junto ao centro de saúde de Famalicão].
Como alternativa, os socialistas propõem a construção de um “silo-auto” junto à estação ferroviária que, pelo mesmo valor, permitiria triplicar a capacidade de oferta.
A alternativa apresentada pelo PS – com os mesmos 2,7 milhões de euros previstos pelo executivo – consiste num edifício de 4 pisos, com uma área total de 3.600 metros quadrados com capacidade para aproximadamente 212 lugares de estacionamento.
“DESFASADO DA REALIDADE”
Os vereadores do PS classificaram a solução proposta pelo executivo municipal como “financeiramente incomportável e desajustada”. Segundo as contas da oposição, o projeto atual representa um custo de 4.500 euros por metro quadrado, um valor que consideram “totalmente desfasada da realidade” económica do concelho.
Como contraproposta, os socialistas defendem a construção de um estacionamento em silo-auto na zona da estação de caminhos de ferro. Para além de servir os utilizadores do transporte ferroviário, o PS sublinha que esta infraestrutura estratégica daria uma resposta direta aos profissionais e utentes do Centro de Saúde de Famalicão, mitigando a crónica escassez de estacionamento acessível naquela zona.
A vereadora do PS, Cláudia Vieira, manifestou a sua incompreensão perante as prioridades do executivo: “É incompreensível que o executivo municipal pretenda gastar 2,7 milhões de euros para criar meros 40 lugares, quando o mesmo valor permitiria construir um silo auto com mais de 200 lugares, resolvendo de vez os problemas de quem utiliza o transporte coletivo e o Centro de Saúde.”
A autarca acrescentou ainda que o projeto defendido pelo seu partido vai além dos números, visando “acabar com o atual vazio urbano que fragiliza a coesão da nossa cidade, devolvendo às pessoas um espaço público com maior segurança, arranjo paisagístico e utilidade real”.
REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Face a possíveis entraves urbanísticos, o PS assegura que a construção do silo-auto é tecnicamente viável. Embora o Regulamento do Plano Diretor Municipal (RPDM) privilegie usos mistos para espaços centrais de Nível 1, o partido esclarece que a obra se enquadra nos “usos compatíveis” previstos especificamente no artigo 26.º do RPDM.
Atualmente, o local planeado funciona como “um parque de superfície precário com capacidade para cerca de 100 viaturas”. O PS defende que a centralização do fluxo automóvel nesta nova estrutura de segurança traria “benefícios óbvios para a mobilidade urbana e para o turismo”.
A proposta socialista prevê ainda uma reorganização interna: com o novo siloauto em funcionamento, o atual estacionamento de superfície do Centro de Saúde seria “reservado exclusivamente para doentes urgentes e para a direção da instituição”, otimizando o socorro e o acesso aos serviços médicos.


Comentários