Universidade do Minho celebra 50 anos com programa aberto à sociedade

Cinquentenário será oficialmente celebrado a 17 de fevereiro de 2024.

Comentários

1 min de leitura

A Universidade do Minho (UMinho) lançou no passado sábado o programa de celebração do seu cinquentenário, que será oficialmente celebrado a 17 de fevereiro de 2024, data em que a instituição comemora 50 anos após a tomada de posse da Comissão Instaladora e do Reitor Carlos Lloyd Braga.

O programa, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, congrega um conjunto de iniciativas que irão acontecer até ao final de 2024 nos campi da UMinho e cidades da região. O programa foi delineado pela “Comissão Comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho” e irá contemplar iniciativas diferenciadas que vão desde a música ao desporto, com espaço para a sustentabilidade, interação com as cidades de Braga e Guimarães, produção de conhecimento e criação de legado para gerações futuras.

“Será um programa muito variado que irá estender-se ao longo de quase dois anos”, explicou João Cardoso Rosas, presidente da Comissão. “Haverá performances teatrais e espetáculos no espaço público, exposições no interior e no exterior das instalações da UMinho, colóquios e conferências para pensarmos a universidade em conjunto, uma conferência alargada a todas as universidades portuguesas sobre o seu papel nos 50 anos da democracia portuguesa, para além da forte componente desportiva e preocupação em contribuir para o bem-estar da comunidade UMinho”, exemplificou João Cardoso Rosas.

- Publicidade -

Ao longo dos próximos dois anos serão ainda apresentados novos estudos sobre o impacto da UMinho na região, assim como sobre a sua produção científica ao longo destes 50 anos. Está prevista a edição de livros, incluindo o esboço da utopia para a Universidade do futuro.

Paralelamente será ainda contruída a Memória Digital da instituição e serão assinalados compromissos com a sustentabilidade ambiental, deixando assim um legado para as gerações futuras.

Comentários

Notícia anterior

Famalicão tem mais de 100 milhões de euros aprovados no PRR, informou secretário de estado

Notícia seguinte

PAN lembra acidente com queda de árvore e questiona Câmara sobre saúde do arvoredo concelhio

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.