test
18 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 17 Junho 2024

Duas centenas de jovens estiveram reunidos em Famalicão a discutir os desafios da atualidade

Encontro Distrital da FAJUB aconteceu este sábado, 11 de março

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Desporto ao ar livre em Famalicão em parceria com mais de 70 coletividades locais

Iniciativa decorre de 17 de junho a 12 de julho.

Tony 1 – IMI 0

O orçamento das Antoninas foi de quase um milhão de euros. Bem acima da média do que gastam os concelhos vizinhos.

Iniciativa Liberal cresce e passa a terceira força política de Famalicão

Nas eleições europeias, a Iniciativa Liberal cresceu em Famalicão, mas coordenadora local apresentou a demissão.

Famalicão foi o ponto de encontro de mais de 200 jovens dirigentes de associações do distrito de Braga. O Encontro Distrital da FAJUB – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga aconteceu no passado sábado, 11 de março, e reuniu no Salão Paroquial de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão cerca de 47 associações juvenis, que participaram em workshops e painéis em torno de questões da atualidade, tais como: habitação, ambiente, emprego, coesão social, justiça, mobilidade, entre outros.

“As decisões da governação nacional devem ser tomadas com um conhecimento de causa muito profundo, e para se conhecer bem as causas, tem que se conhecer bem a realidade” mencionou o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que esteve presente no Encontro Distrital.

O governante elogiou o interesse e empenho dos jovens do distrito, que considerou “um bom exemplo para o país”, tendo destacado que “o futuro do país depende da vossa mobilização, interesse, participação e contribuição” e mencionado ainda que o Governo estima muito este contributo, no sentido de encontrar “respostas e políticas que interessam às gerações mais jovens”.

“Famalicão tem um percurso longo no que respeita ao associativismo juvenil e aos movimentos jovens” salientou o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que congratulou a FAJUB por ter organizado o encontro em território famalicense.

O encontro também serviu para a FAJUB, pela voz do seu presidente, Fernando Vieira, recordar o novo projeto lançado este ano: a Rede+, uma iniciativa que “visa a cooperação entre entidades públicas e privadas para desenvolver o movimento e apoiar as associações juvenis (…) os jovens estão à procura de novas soluções e é isto que a FAJUB procura promover”, referiu.

Recorde-se que a FAJUB é uma organização que representa politicamente as associações juvenis do distrito de Braga, junto dos poderes públicos e políticos, regionais e nacionais, de forma a defender os interesses das associações juvenis filiadas. Anualmente realiza inúmeras atividades para as filiadas para fomentar a partilha de boas práticas, destacando a importância do papel do associativismo na educação não formal dos jovens para desenvolver o movimento juvenil da região.

Comentários