9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 4 Fevereiro 2023

Famalicão. PAN apresenta sugestões para o Plano Municipal da Juventude

Partido apresentou sugestões em áreas como a habitação, o empreendedorismo, a alimentação e a acessibilidade.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Mário Passos e Eduardo Oliveira têm uma história da vida pessoal em comum

Saiba o que liga os dois políticos famalicenses.

Trabalhadores da Transdev em greve na segunda-feira

Usa transporte público rodoviário em Famalicão? Há greve marcada na Transdev

Moradores de Gondifelos protestam e lagoa de “lixo” é chumbada

Moradores entregaram à Câmara Municipal um abaixo-assinado contra a construção de uma lagoa chorume, líquido que resulta da decomposição do lixo.

Noite de Carnaval terá 12 linhas de autocarros gratuitos para o centro de Famalicão

Três horários disponíveis para ir e regressar.

O PAN enviou sugestões para o Plano Municipal da Juventude de Famalicão durante o período de auscultação pública promovido pelo Município e pela Casa da Juventude de Famalicão.

“A participação em iniciativas de auscultação pública, ou de consulta pública, é de extrema relevância, especialmente porque as mesmas referem-se a assuntos que ditam a forma como o nosso concelho se organiza e a forma como as temáticas se concretizam no terreno.” refere Sandra Pimenta, acrescentando “aconselhamos todas as pessoas a aproveitar as raras oportunidades que têm para participar na atividade política no concelho.”

HABITAÇÃO

O partido apresentou propostas no sentido de garantir uma maior participação dos jovens na discussão das políticas locais, mas também que exista um forte reforço do investimento na reabilitação e construção de habitação pública para arrendamento acessível jovem, capaz de competir com a oferta privada.

AMBIENTE

“Temos alguma curiosidade em saber como é que este executivo vai dar resposta a um dos objetivos a que se propôs, ´aumentar o número de espaços verdes e agrícolas’, considerando a destruição ambiental massiva a que temos assistido no concelho, só mesmo um ato de magia para solucionar o problema.” finaliza a porta-voz.

COMUNIDADE LGBTI 

O PAN considera que “um dos pontos fundamentais, e que este Plano não refere, diz respeito às questões LGBTI”. “Lamentavelmente uma vez mais esta comunidade foi colocada de parte”, refere Sandra Pimenta.

A responsável explica que o partido propôs “quer a realização de campanhas de esclarecimento às famílias sobre as questões LGBTI, quer ações de sensibilização sobre os diversos tipos de discriminação, na busca de prevenir e erradicar o preconceito e a violência contra crianças e jovens LGBTI”.

CONCURSOS E IDEIAS

A promoção do empreendedorismo verde, a promoção de uma alimentação saudável, assim como questões relacionadas a acessibilidade e a mobilidade suave são temas que também “não foram esquecidas pelo partido”.

Outras das sugestões apresentadas pelo PAN referem-se à promoção de concursos literários, design, musicais, ilustração e implementação de ideias jovens na arquitetura do concelho, assim como o incentivo ao envolvimento jovem no desenvolvimento de projetos que promovam uma estreita relação entre escolas e CROA.

 

 

 

Comentários