23.6 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 1 Outubro 2023

Guimarães vai apresentar candidatura a Capital Verde Europeia

Município integra, desde 2018, a lista das 123 cidades mundiais referenciadas como líderes na ação climática.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Casa do Povo de Lousado divulga calendário de atividades

Teatro, atividade física e ténis de mesa fazem parte da programação.

Centro Social Paroquial de Ribeirão marca o início do ano letivo com a tradicional desfolhada

O milho, o principal elemento desta festa, cresceu na plantação da instituição.

Professor de moral vai ser julgado por 87 crimes de abuso sexual em Famalicão

As vítimas são 15 alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Agrupamento de Escolas D. Maria II comemora o Dia Mundial da Música

Exposição de trabalhos e apresentações musicais fazem parte da programação que decorre ao longo da semana.

A candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia será submetida no próximo ano. A informação é avançada pela autarquia em comunicado a propósito da lista das 123 cidades mundiais referenciadas como líderes na ação climática da qual Guimarães faz parte. Desde 2018, é a quarta vez que Guimarães obteve a classificação de liderança neste relatório.

A autarquia vimanarense refere que os projetos em curso no município são uma “base importante” para a candidatura e que espera “ver reconhecido o trabalho que Guimarães tem realizado”.

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, sublinha que “Guimarães tem sido reconhecida pela sua ambição, liderança e transparência na ação climática. Este reconhecimento, neste momento, é de vital importância pois demonstra que estamos alinhados e comprometidos com o Acordo de Paris, com o Green City Accord, com o Pacto de Autarcas e com a Missão das 100 cidades da UE para a Neutralidade Climática”.

Domingos Bragança sublinha que “este é o resultado de um trabalho contínuo e em desenvolvimento, tendo por base o Ecossistema de Governança Guimarães 2030, que incorpora a ação municipal, a academia, o setor empresarial, as associações, as escolas e os cidadãos, e de um elevado compromisso político, que Guimarães está a efetuar ao longo dos últimos anos”.

O autarca cita como exemplo algumas ações como “a descarbonização do transporte público, as ecovias dos rios Ave, Selho e Vizela, a promoção da eficiência energética nos edifícios públicos e de habitação social, a prevenção de riscos naturais (bacias de retenção), a estratégia para a economia circular (rrrciclo), o plano de ação para a circularidade da água (Capt2), os projetos de promoção da natureza e biodiversidade, o alargamento dos espaços verdes e o reforço da educação ambiental  e mobilização dos cidadãos (Programa Pegadas e Brigadas Verdes)”.

123 CIDADES MUNDIAIS LÍDERES NA AÇÃO CLIMÁTICA  

Guimarães integra, desde 2018, a lista das 123 cidades mundiais referenciadas como líderes na ação climática.

As cidades da Lista A, como Guimarães, estão a manifestar a sua liderança climática por via de ações concertadas e efetivas, tal como foi solicitado aos governos nacionais na COP27. Estão a tomar o dobro de medidas de mitigação e adaptação levadas a cabo pelas cidades que não fazem parte da Lista A.

Guimarães e as 122 outras cidades que integram a lista A deste ano também são distinguidas por mostrar que ações climáticas urgentes e impactantes – desde metas ambiciosas de redução de emissões até a construção de resiliência contra as mudanças climáticas – são alcançáveis globalmente e em cidades com diferentes realidades e prioridades climáticas.

Comentários