9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 4 Fevereiro 2023

Inscrições abertas para o Concurso Lusófono da Trofa

Melhor conto e melhor ilustração recebem prémio de 2.500 euros

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Mário Passos e Eduardo Oliveira têm uma história da vida pessoal em comum

Saiba o que liga os dois políticos famalicenses.

Trabalhadores da Transdev em greve na segunda-feira

Usa transporte público rodoviário em Famalicão? Há greve marcada na Transdev

Moradores de Gondifelos protestam e lagoa de “lixo” é chumbada

Moradores entregaram à Câmara Municipal um abaixo-assinado contra a construção de uma lagoa chorume, líquido que resulta da decomposição do lixo.

Noite de Carnaval terá 12 linhas de autocarros gratuitos para o centro de Famalicão

Três horários disponíveis para ir e regressar.

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo, promovido pela Câmara Municipal da Trofa.

Com o objetivo de fomentar a escrita criativa, valorizar a expressão literária, criar hábitos de leitura e escrita, promover os autores de língua oficial portuguesa e a ilustração na literatura infantil, o concurso tem o apoio Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e ao longo das edições mais de 6.500 autores e ilustradores de 9 países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa participaram no concurso.

Para a edição deste ano, a Câmara Municipal atualizou os prémios monetários, assim, o autor do melhor conto receberá 2.500 euros e a Melhor Ilustração terá um prémio de 2.500 euros. O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.

Este ano, a data-limite para entrega dos trabalhos é até 31 de maio. Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data-limite. Os trabalhos podem ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa ou via correio.

Os participantes que se encontrem nos países da CPLP poderão entregar os seus trabalhos, em mão ou por correio, nos Centros Culturais Portugueses dos respetivos países (ver moradas no regulamento). Trabalhos enviados por correio eletrónico não serão validados para efeitos de concurso. Podem ser apresentados trabalhos coletivos e cada candidato pode apresentar um número ilimitado de trabalhos (no caso dos contos).

O Concurso Lusófono da Trofa é dirigido a maiores de 18 anos, naturais, naturalizados ou estrangeiros devidamente legalizados e com residência comprovada há mais de 2 anos num dos países da CPLP, com ou sem livros publicados (não há limite de livros publicados).

Recorde-se que o Concurso já distinguiu 31 autores (entre escritores e ilustradores) e foram lançados, sob a chancela do Concurso Lusófono da Trofa, 14 livros. O vencedor da edição de 2022, “Bom dia, olá!”, de Raro de Oliveira e ilustração de Filipa Beleza, será apresentado em novembro deste ano.

O regulamento pode ser consultado em www.mun-trofa.pt ou em www.instituto-camoes.pt. Para mais informações pode também enviar e-mail para geral@mun-trofa.pt, turismo@mun-trofa.pt ou geral@camoes.mne.pt.

Comentários

- Publicidade -