18.9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 12 Outubro 2024

Nuno Melo é um dos 52 homenageados no Dia da Cidade

Nuno Melo, presidente da Assembleia Municipal de Famalicão desde 2001, vai receber a Medalha de Honra do Município. No total, o Município vai prestar homenagem pública a 37 personalidades e a 15 instituições.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Nuno Melo vai ser homenageado com o mais alto galardão do município de Vila Nova de Famalicão: a Medalha de Honra do Município. A homenagem vai acontecer no próximo dia 9 de julho, durante a cerimónia do Dia da Cidade.

Além de deputado ao Parlamento Europeu, Nuno Melo é presidente da Assembleia Municipal de Famalicão desde 2001. Na história de 45 anos do poder local democrático, iniciada em 1976, Nuno Melo já é o presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão há mais tempo em funções, somando duas décadas consecutivas no cargo.

HOMENAGEADOS

Ao todo, o município vai prestar homenagem pública a 37 personalidades e a 15 instituições que se destacaram nas mais diversas áreas de ação na comunidade, desde a benemerência, à cultura, do desporto à economia, ao mérito autárquico e à medalha de honra.

A sessão solene será realizada na Casa das Artes, sendo a cerimónia presencial restrita aos homenageados e familiares diretos, respeitando as indicações da Direção Geral de Saúde, no âmbito da prevenção da Covid 19. Fotografia DR/CMVNF

Para além de Nuno Melo, serão ainda consagrados com a Medalha de Honra o Cônsul Geral de Portugal em Paris, Carlos Manuel Folhadela de Macedo Oliveira e, a título póstumo, o antigo presidente da Câmara Municipal de Famalicão e Provedor da Santa Casa da Misericórdia, José de Azevedo e Menezes.

No dia em que passam precisamente 36 anos da elevação de Famalicão à categoria de cidade, exalta-se o orgulho coletivo e proclama-se os bons exemplos comunitários com uma cerimónia que será transmitida em direto através do portal do município e da página de facebook oficial.

A sessão solene decorre na Casa das Artes, a partir das 18h00, sendo a cerimónia presencial restrita aos homenageados e familiares diretos, respeitando as indicações da Direção Geral de Saúde, no âmbito da prevenção da Covid 19.

A Medalha de Mérito Municipal de benemerência será entregue às instituições do Centro Social e Cultural de Riba de Ave e do Centro Social e Paroquial de São Tiago de Antas e ainda ao médico Augusto Fernando Oliveira Duarte e ao dirigente e voluntário Celso Francisco Sousa Branco.

A Medalha de Mérito Cultural vai distinguir os Agrupamentos de Escuteiros de Requião, de Esmeriz, de Mouquim e de Vilarinho das Cambas. O Centro Artístico Casa ao Lado; o Colégio Machado Ruivo e a Fecapaf – Federação Concelhia de Associações de Pais de Vila Nova de Famalicão. Serão ainda homenageados nesta área os Grupos de Zés Pereiras “Os Delaenses” e “Os Divertidos”, para além de Anquises Fernando Cróccia Barbosa de Carvalho; Augusto Correia da Silva; Aurora dos Anjos Guimarães Ferreira Marques; Fernando Manuel Santos Lopes; Fernando Pereira da Costa (a título póstumo); Ivo Faria de Oliveira; João Afonso Machado Pinheiro Lobo da Figueira; Joaquim Pereira Rodrigues; Luís Filipe Moreira de Araújo; Manuel Joaquim Carneiro da Costa; Maria do Sameiro Fernandes Figueiredo; Patrícia Margarida Silva Costa e Rosa da Conceição da Silva Moreira.

Com a Medalha de Mérito Municipal Desportivo serão distinguidas as associações Vento Norte; Associação de Pesca Desportiva Tílias Landinense e a Associação de Moradores da Urbanização Colina do Ave. Serão ainda reconhecidos António Luís Ribeiro Lemos; Francisco José Machado Correia de Paiva; José Carlos Rodrigues de Sousa Caldeira e Luís Emanuel Ferreira Vaz.

A Medalha de Mérito Municipal Autárquico será entregue a Adelino Santos Oliveira; António Alberto Simões da Costa; Armando Jorge Pinheiro Rodrigues de Carvalho; Delfim Fernando Machado Abreu; João Carlos Pereira Alves Ferreira e a Laurentino Arauto da Silva (a título póstumo).

Entretanto, a Medalha de Mérito Municipal Económico irá distinguir a Serração de Nine; Alcino Gonçalves de Freitas; André Marques Vieira de Castro; Artur Manuel Duque da Silva; Isabel Maria Gonçalves Folhadela de Oliveira Mendes Furtado; José Alexandre Gonçalves de Oliveira; Libório Ribeiro da Silva; Luís Duque da Silva; Manuel Rocha Fernandes e Mário de Azevedo e Silva.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -