13.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 17 Maio 2024

ENGENHO reuniu conselho eco-escolas com olhar para o Vale do Este

Programa funciona como plataforma de educação ambiental e sustentabilidade.

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Alunos da Escola D. Sancho I vencem Olimpíadas de Educação Financeira 

As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, uma turma do 10º ano da Escola D. Sancho I, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com centenas de alunos do ensino profissional. 

Até tu, Fernandus?

Ao menos não nos falhe nunca o PSD, que se dá mal com a urticária, mesmo quando autoinfligida. Se fosse pela oposição bem podíamos esperar sentados.

A ENGENHO – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, reuniu, na passada semana, no seu Centro de Apoio Comunitário, o Conselho Eco-Escolas que contou com a presença do vereador do Ambiente, Hélder Pereira.

Os participantes, equipas educativas, autarcas locais, pais, crianças, dirigentes associativos e parceiros da comunidade, elaboraram o plano de atividades com várias iniciativas em torno da água, energia, resíduos, espaços exteriores e biodiversidade.

O programa Eco-Escolas, como plataforma de sensibilização e educação ambiental e sustentabilidade, enquadra-se também no Projeto Educativo da ENGENHO, que tem como tema aglutinador “Minha Terra, Meu Mundo.”

Para a Associação, este tema surge na sequência da crise sanitária e dos sucessivos períodos de confinamento que proporcionaram a todos momentos de reflexão, reencontros e novos olhares para as nossa terras, valorização do viver em comunidade e respetivo sentido de pertença.

“Neste tempo que vivemos, marcado por processos e dinâmicas de globalização, impõe-se que, estando preocupados com todos os grandes problemas que se verificam à escala mundial, não sejamos indiferentes e alheios aos problemas que nos rodeiam nas nossas comunidades, procurando as melhores respostas para as resolver, numa ação proativa e cidadã”, afirmou, a propósito Manuel Augusto de Araújo, presidente da direção da ENGENHO.

Para este responsável, deve-se, através prática individual e comunitária, saber “pensar global e agir no local”. “Já tudo foi dito e redito, o importante é saber e querer fazer, numa dinâmica de compromisso e corresponsabilização entre todos numa lógica intergeracional”, acrescentou.

Aproveitando a presença do vereador e autarcas locais, o responsável da ENGENHO, atentas as especificidades e potencialidades únicas do território do Vale do Este, referiu a importância de equipamentos como, por exemplo, um Centro de Ciência Viva, uma Quinta Pedagógica e pequenos Centros Interpretativos temáticos, em torno do ambiente, paisagem e património.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.