10.5 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 17 Maio 2024

Universidade do Minho apresenta livros sobre o Paço dos Arcebispos de Braga e a capital inca

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Alunos da Escola D. Sancho I vencem Olimpíadas de Educação Financeira 

As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, uma turma do 10º ano da Escola D. Sancho I, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com centenas de alunos do ensino profissional. 

Até tu, Fernandus?

Ao menos não nos falhe nunca o PSD, que se dá mal com a urticária, mesmo quando autoinfligida. Se fosse pela oposição bem podíamos esperar sentados.

A Universidade do Minho, através da Rede Casas do Conhecimento (CdC) e da UMinho Editora, apresenta esta quinta-feira, dia 7, os livros “O Antigo Paço dos Arcebispos de Braga”, de Manuela Martins, Ricardo Mar e Maria do Carmo Ribeiro; e “Arquitectura y Urbanismo del Cusco Inka”, de Ricardo Mar, Ramiro Matos e José Alejandro Beltrán Caballero, este último comentado por Felipe Criado-Boado.

Trata-se da sétima sessão da iniciativa “Conversas na Casa” e tem início às 18h00, na CdC Largo do Paço, no centro de Braga. A moderação cabe a Manuela Martins, diretora da UMinho Editora, José Gabriel Andrade, diretor da CdC da UMinho e Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho. Para assistir presencialmente ou de forma remota, as inscrições são online.

SOBRE AS OBRAS

O antigo Paço dos arcebispos destaca-se na paisagem urbana bracarense. Conta-nos uma história longa e dinâmica, associada aos protagonistas que ajudaram a dar forma aos edifícios que formalizam o palácio, um indiscutível testemunho do poder e importância que os arcebispos tiveram na história da região.

O Paço dá também conta da evolução e do pulsar da cidade ao longo de séculos, pois nele encontramos expressões das diferentes tendências artísticas e culturais que se fizeram sentir, um pouco por toda a Europa, entre os finais da Idade Média e os finais do Antigo Regime. Assim, os seus sucessivos acrescentos e fases construtivas exemplificam a racionalidade urbanística e as linguagens arquitetónicas na progressiva construção dos “paços” que compõem aquele Paço arcebispal, bem como as estratégias de propaganda e afirmação pública do poder no espaço urbano medieval, renascentista e barroco.

O segundo livro fala de Cusco, no atual Peru, que foi a cidade principal do império inca ou Tawantinsuyu, como casa da nobreza e sede do poder político e religioso. O nível elevado da sua arquitetura e do planeamento urbano impressionou quer os primeiros europeus do século XVI como os académicos e turistas que hoje a visitam. Os primeiros compararam-na a cidades da Espanha e equivaleram a Qhapaq Ñan andina à vasta rede viária romana. O novo livro cataloga as construções antigas, as partes escondidas entre muros ou fundações de edifícios coloniais e modernos, bem como as que perderam o seu contexto ou que surgem nas obras de ruas e praças da Cusco contemporânea.

Esses dados são aliados aos de cronistas da Colonia, da literatura arqueológica e de fontes históricas, etno-históricas e da antiga capital. O livro estimula ainda novas abordagens ao planeamento urbano inca com o uso de tecnologias digitais, fotos aéreas e de satélite, sistemas geográficos integrados, scanners a laser, drones e programas de modelagem 3D.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.