15.9 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 21 Maio 2024

Festival Internacional de Folclore de Famalicão decorre de 5 a 7 de agosto

FAMAFOLK e a volta ao mundo do folclore.

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Acafado celebra terceiro aniversário este sábado

Jantar na sede da Associação.

Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra aniversário este domingo

Evento comemorativo do 23º aniversário da Associação.

Este mundo que pula, mas pouco avança, nas mãos destas crianças

Foi construída uma fábrica de produtos químicos junto a um conjunto de casas, a 500m de um Mosteiro classificado como Imóvel de Interesse Público e sem acessos adequados. Nessa terra não havia parques industriais?

A Compañía de Danzas de Funga, da Colômbia, a Compañía Mexicana de Danza Folklorica, do México, a Folklore Ensemble Bystry, da Polónia, e a Escola de ball de bot DIT I FET, de Espanha, estão de malas feitas para viajar até Vila Nova de Famalicão, para aquela que é a segunda edição do Festival Internacional de Folclore de Famalicão, o FAMAFOLK.

O festival, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, decorre de 5 a 7 de agosto e vai reunir em palco perto de meio milhar de folcloristas.

Para o grupo da Colômbia os ensaios já decorrem há quatro meses. “Esperamos que o público aprecie o folclore da nossa região e do nosso país. Estamos muito felizes por participar neste grande festival e por nos juntarmos a grupos tão reconhecidos”, refere a responsável Angélica María Souza.

Sobre a participação no FAMAFOLK, a diretora da Escola de ball de bot DIT I FET, Laura Cardell, fala “numa experiência fantástica”. A responsável do grupo de Palma de Maiorca espera “conhecer outras tendências musicais e partilhar com todos os famalicenses a cultura da ilha espanhola”.

O maestro da Compañía Mexicana de Danza Folklorica, Roberto Rodríguez, promete levar os famalicenses “numa viagem pela cor e alegria da cultura mexicana”. Já os polacos da Folklore Ensemble Bystry esperam que o seu folclore desperte o interesse do público português.

Dos vários momentos previstos no programa do FAMAFOLK, destaque para as três principais atuações: sexta-feira, 5 de agosto, às 21h30, há gala de abertura nos jardins dos Paços do Concelho de Famalicão; no dia 6 de agosto, às 21h30, o Largo da Igreja da vila de Riba de Ave recebe a segunda gala do FAMAFOLK, e, por último, no domingo, dia 7, às 15h30, terá lugar no Parque da Ribeira, em Joane, a gala de encerramento do evento.

Para além dos 4 grupos internacionais, participam ainda no FAMAFOLK o Grupo Etnográfico de São Tiago da Cruz (dia 5), o Grupo Etnográfico Rusga de Joane (dias 5, 6 e 7), o Rancho Folclórico São Martinho de Brufe (dia 6) e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, de Matosinhos (dia 7).

O programa do FAMAFOLK prevê ainda a realização de uma oficina. O renovado Mercado de Famalicão recebe no primeiro dia o festival, 5 de agosto, o workshop “Danças no Mundo”, com os grupos internacionais a convidarem os famalicenses para conhecerem as danças típicas de cada país. O momento está agendado para as 15h30 e é aberto ao público.

Refira-se que a organização conta com o apoio do Município de Famalicão, das Juntas de Freguesia de Joane e Riba de Ave, da Federação do Folclore Português, da Fundação INATEL e da Associação CIOFF Portugal.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Este mundo que pula, mas pouco avança, nas mãos destas crianças

Foi construída uma fábrica de produtos químicos junto a um conjunto de casas, a 500m de um Mosteiro classificado como Imóvel de Interesse Público e sem acessos adequados. Nessa terra não havia parques industriais?

Inscrições abertas para a Universidade de Verão

Iniciativa decorre de 1 a 5 de julho

Um político famalicense a voar alto

O ministro da Defesa é famalicense e isso é um motivo de orgulho para o concelho.

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.