11 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 17 Maio 2024

FAMAFOLK quer conquistar certificação internacional

Festival, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, decorre entre sexta e domingo.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Alunos da Escola D. Sancho I vencem Olimpíadas de Educação Financeira 

As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, uma turma do 10º ano da Escola D. Sancho I, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com centenas de alunos do ensino profissional. 

Até tu, Fernandus?

Ao menos não nos falhe nunca o PSD, que se dá mal com a urticária, mesmo quando autoinfligida. Se fosse pela oposição bem podíamos esperar sentados.

É já nesta sexta, 4 de agosto, que arranca mais uma edição do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Famalicão®, que este ano decorre sob o signo da exigência e qualidade do Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais (CIOFF).

O  festival, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, decorre entre sexta e domingo, naquele que é o primeiro de três anos de avaliação para que possa integrar “esta prestigiada rede internacional”, parceira oficial da UNESCO e acreditada para o Comité de Património Cultural Imaterial com a missão de salvaguardar, promover e difundir a cultura tradicional e o folclore.

“Um passo importante para elevar o FAMAFOLK® a um novo patamar e um grande desafio para a Rusga de Joane que, com esta e outras iniciativas, tem sabido elevar a cultura e identidade do concelho de Famalicão, da nossa região e do nosso país, tão marcadas pelo folclore, pela etnografia e pela cultura popular”, refere o presidente da direção da Rusga de Joane, Ricardo Mendes Azevedo.

Pelo palco do certame vão passar 350 folcloristas que já começaram a chegar ao concelho famalicense. A edição deste ano vai contar com os ritmos de oito companhias de dança e grupos etnográficos, cinco dos quais internacionais.

São eles: Companhia de Dança Acuarela Boliviana (Bolívia), Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA (Geórgia), Ballet Folclorico de Casanare (Colômbia), Ensemble Folklorique Les Éclusiers (Canadá) e Szőttes Kamara Néptáncegyüttes (Eslováquia) e de Portugal, os famalicenses Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo e o Grupo Folclórico Santa Cruz Vila Meã, de Amarante.

Recorde-se que o festival arranca no dia 4 de agosto, com a cerimónia oficial de abertura nos Paços do Concelho, pelas 14h30. Para o mesmo dia está também agendado um workshop de Danças do Mundo que terá lugar na Praça – Mercado Municipal de Famalicão, às 15h30, e aquela que será a gala de abertura do festival, marcada para as 21h30, nos Paços do Concelho de Famalicão.

O segundo dia do certame, dia 5 de agosto, sábado, muda-se para a terra de Camilo Castelo Branco, com a segunda gala do FAMAFOLK® a decorrer no Parque da Freguesia de Seide São Miguel, às 21h30.

Para o último dia do festival, pelas 11h00, está reservada a tradicional Celebração Ecuménica que todos os anos integra o cartaz do FAMAFOLK®, na Igreja de Joane, e, por fim, a gala de encerramento do evento, às 15h00, no Parque da Ribeira em Joane.

Recorde-se que os Festivais CIOFF promovem o intercâmbio cultural e a paz entre os povos. Em Portugal existem 12 festivais CIOFF e mais de 50 festivais e grupos associados, que envolvem na sua organização mais de 1000 voluntários. Está hoje representado em 101 países dos 5 continentes, que promovem mais de 300 festivais por ano.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.