14 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 21 Maio 2024

Charters de Almeida cria escultura para a Praça D. Maria II

Será a última intervenção de Charters de Almeida no espaço público.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Inscrições abertas para a Universidade de Verão

Iniciativa decorre de 1 a 5 de julho

Um político famalicense a voar alto

O ministro da Defesa é famalicense e isso é um motivo de orgulho para o concelho.

Na Gerações há pedras que contam histórias

Projeto educativo idealizado por uma educadora da Associação Gerações.

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

É ao lado de uma das suas obras mais icónicas, os painéis de azulejos que revestem a Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, que João Charters de Almeida se prepara para instalar a sua próxima criação, a última que realizará no espaço público.

A novidade foi avançada esta segunda-feira, 2 de outubro, pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que aproveitou a presença do escultor em Famalicão nas comemorações do 60.º aniversário da Fundação Cupertino de Miranda para anunciar a nova obra de arte de Charters de Almeida no concelho.

Chama-se “Jardim Suspenso” a obra construída em aço corten e com 5 metros de altura, que ficará instalada na Praça D. Maria II, a sul do edifício da Fundação.

Na apresentação da peça, Charters de Almeida, explica que “as sombras projetadas pela escultura são flores enquanto a luz as desenhar” e que este “Jardim Suspenso” “será sempre um sinal de esperança”, apontando a arte como a resposta para as angústias da humanidade.

Segundo Charters de Almeida esta será a sua última intervenção no espaço público. “Desde 1968 que me sinto ligado a Vila Nova de Famalicão. O tempo não nos afastou. Pelo Contrário. As memórias foram sempre sentidas e cultivadas. O tempo foi passando e as memórias do princípio da minha vida profissional relembraram-me, uma vez mais, que tudo tem um fim”.

Refira-se que além dos painéis de azulejo que revestem a Fundação Cupertino de Miranda, Charters de Almeida tem outra obra instalada no concelho de Famalicão. Trata-se de uma obra de arte que o artista julgava desaparecida e que ficou emocionado ao reencontrá-la, quando visitou o concelho em novembro do ano passado. A escultura embeleza jardins da fábrica de calçado ACO, do ex-autarca Armindo Costa. [ver aqui Charters de Almeida reencontra obra de arte em Famalicão e fica emocionado com surpresa de Armindo Costa]

João Charters de Almeida nasceu em Lisboa, a 12 de julho de 1935, está representado em museus, fundações e coleções particulares em Portugal e noutros países da Europa, nos Estados Unidos da América, Brasil, Canadá e Japão. Tem trabalhos de grande escala em espaços públicos em Portugal, Bélgica, USA, Canadá e China. Entre eles estão os quatro painéis de azulejos que revestem o exterior da Fundação Cupertino de Miranda. O seu edifício foi inaugurado a 8 de dezembro de 1972. Atualmente acolhe o Centro Português do Surrealismo inaugurado a 1 de junho de 2018.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Inscrições abertas para a Universidade de Verão

Iniciativa decorre de 1 a 5 de julho

Um político famalicense a voar alto

O ministro da Defesa é famalicense e isso é um motivo de orgulho para o concelho.

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.