13.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 17 Maio 2024

PAN questiona Câmara Municipal sobre a lotação do novo canil

Partido tem recebido denúncias sobre ausência de condições para a recolha e o alojamento de animais nas novas instalações, inauguradas em setembro, fruto de um investimento superior a meio milhão de euros.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Alunos da Escola D. Sancho I vencem Olimpíadas de Educação Financeira 

As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, uma turma do 10º ano da Escola D. Sancho I, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com centenas de alunos do ensino profissional. 

Até tu, Fernandus?

Ao menos não nos falhe nunca o PSD, que se dá mal com a urticária, mesmo quando autoinfligida. Se fosse pela oposição bem podíamos esperar sentados.

A Comissão Política Concelhia do PAN – Pessoas – Animais – Natureza de Famalicão solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal relativamente à lotação máxima da capacidade de recolha do Centro de Recolha Oficial de Animais de Vila Nova de Famalicão.

“Segundo a informação que recebemos, durante a semana de 29 de novembro e 5 de dezembro, o centro de recolha não apresentaria as condições necessárias para efetuar a recolha e o alojamento de animais nas suas instalações”, refere Sandra Pimenta, acrescentando que recebe “diariamente, inúmeros apelos sobre animais abandonados”.

“Acresce ainda o facto de diariamente sermos confrontados com inúmeros apelos sobre animais abandonados, existir ainda uma limitação na implementação de políticas CED (capturar, esterilizar e devolver) no concelho, extremamente necessárias para o controlar a população de animais errantes, e considerando a diminuição das temperaturas, típico da época do ano, poderemos assistir a casos de morte de animais por falta de abrigo”, destaca a dirigente do PAN.

Sandra Pimenta acrescenta ainda que “deverá ser tido em conta os potenciais acidentes rodoviários que podem originar quer a morte dos animais quer um perigo iminente para os condutores”.

O PAN tem defendido a implementação de políticas CED no município de forma a limitar a capacidade de reprodução dos animais de rua, mas garantindo a sua permanência no local onde atualmente vivem.

“De forma a garantir a diminuição do número de animais errantes, precisamos da correta implementação de políticas CED, mas também de realizar ações de esterilização acessíveis à população em geral. Assim estaremos a contribuir para diminuir o potencial abandono de animais.” conclui Sandra Pimenta.

O PAN também questionou a Câmara Municipal relativamente à capacidade máxima do CROA, e qual o número animais que estão de momento alojados nas instalações municipais, assim como quantas colónias de gatos estão registadas no concelho de Vila Nova de Famalicão, qual o número de gatos, e de que forma é assegurada a sua alimentação e esterilização.

Recorde-se que o novo canil de Famalicão foi inaugurado a 6 de setembro deste ano e implicou um investimento superior a meio milhão de euros.

INICIATIVAS PENSADAS A LONGO PRAZO

Para Sandra Pimenta é fundamental que se reveja igualmente a estratégia relativa a campanhas de adoção e que “esperemos que não se assista ao que se passou em anos anteriores com campanhas de adoção na semana do Natal”.

A responsável destaca que “esta era uma prática usual do anterior executivo e algo que contraria todas as indicações no que se refere à adoção por impulso”.

Sandra Pimenta explica que “organizar estas campanhas nesta altura do ano é igual a colocar animais numa prateleira de um supermercado e fazer dos mesmos objetos”. “Precisamos de iniciativas pensadas a longo prazo e não de tentativas desesperadas de esvaziar boxes”, salienta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Canil de Famalicão custa mais de meio milhão de euros e derrapa 50 mil

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.