13.5 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 22 Maio 2024

Ministro da Saúde inaugura serviço hospitalar de saúde mental para servir Famalicão, Santo Tirso e Trofa

O novo edifício envolveu um investimento superior a 3,8 milhões de euros. A unidade de saúde mental deverá entrar em funcionamento no próximo mês de janeiro.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Acafado celebra terceiro aniversário este sábado

Jantar na sede da Associação.

Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra aniversário este domingo

Evento comemorativo do 23º aniversário da Associação.

Este mundo que pula, mas pouco avança, nas mãos destas crianças

Foi construída uma fábrica de produtos químicos junto a um conjunto de casas, a 500m de um Mosteiro classificado como Imóvel de Interesse Público e sem acessos adequados. Nessa terra não havia parques industriais?

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, inauguraram hoje o novo edifício do Hospital de Santo Tirso, construído para albergar a Unidade de Apoio ao Serviço de Urgência e Cuidados de Saúde Primários na Área da Saúde Mental do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), que abrange os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

O novo edifício envolveu um investimento superior a 3,8 milhões de euros. Na área da saúde mental, foi desenhado para permitir o internamento, com 24 camas, e um espaço de ambulatório (consultas, hospital de dia, etc.). Inclui, ainda, uma zona com 45 camas para onde será transferido o atual internamento de medicina interna.

Segundo o ministro da Saúde, após o período de formação dos profissionais já contratados, atualmente em curso, a nova unidade deverá entrar em funcionamento no próximo mês de janeiro. Com a nova unidade os utentes deixam de ter de ir para o hospital psiquiátrico Magalhães de Lemos, no Porto.

Manuel Pizarro considerou que a inauguração de hoje significa “um dia feliz para o Serviço Nacional de Saúde”, acrescentando que esta obra “é muito mais do que apenas um edifício, é uma mudança profundíssima” nas políticas direcionadas para a área da saúde mental.

Fotografia CMST/DR

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, lembrou, por seu turno, que o edifício hoje inaugurado era uma “reivindicação antiga da população”.

Na sua intervenção, o presidente do conselho de administração do CHMA, António Barbosa, realçou que “a criação de um serviço de saúde mental sempre foi um objetivo do CHMA”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Este mundo que pula, mas pouco avança, nas mãos destas crianças

Foi construída uma fábrica de produtos químicos junto a um conjunto de casas, a 500m de um Mosteiro classificado como Imóvel de Interesse Público e sem acessos adequados. Nessa terra não havia parques industriais?

Inscrições abertas para a Universidade de Verão

Iniciativa decorre de 1 a 5 de julho

Um político famalicense a voar alto

O ministro da Defesa é famalicense e isso é um motivo de orgulho para o concelho.

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.