12.1 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 15 Maio 2024

Famalicão. Candidatos da CDU defendem valorização do comércio local

O programa eleitoral está em construção e vai incluir medidas para assegurar e valorizar o comércio e a indústria famalicense.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Alunos da Escola D. Sancho I vencem Olimpíadas de Educação Financeira 

As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, uma turma do 10º ano da Escola D. Sancho I, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com centenas de alunos do ensino profissional. 

Até tu, Fernandus?

Ao menos não nos falhe nunca o PSD, que se dá mal com a urticária, mesmo quando autoinfligida. Se fosse pela oposição bem podíamos esperar sentados.

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Histórias da Gerações regressam ao Parque da Devesa

Décima edição da iniciativa decorre no dia 18 de maio, entre as 15 e as 18 horas.

“É urgente uma política que valorize os comerciantes e lojistas famalicenses, através de uma cidade viva, participada e atrativa que dê resposta às necessidades de empregabilidade, de forma a salvaguardar a sustentabilidade económica do concelho”. Essa é a conclusão da CDU após uma reunião com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).

A CDU Famalicão esteve representada na reunião por Miguel Lopes, candidato à Câmara Municipal de Famalicão, Tânia Silva, candidata à Assembleia Municipal, e Daniel Sampaio, deputado municipal em funções.

O impacto da pandemia na indústria e no comércio local, a cultura, o turismo, a mobilidade urbana, o espírito de comunidade e perspetivas para o futuro de Vila Nova de Famalicão foram os temas que marcaram a reunião. A CDU quer que Famalicão seja “uma cidade que seja reconhecida pela sua identidade e tradição”.

Foram partilhadas preocupações sobre os problemas que os bares, a restauração ou o sector do vestuário e calçado enfrentam, nomeadamente a partir da situação epidémica que o país atravessa.

A preocupação é que “muitas destas não consigam manter a sua atividade, tendo em conta a falta de apoios a que estão sujeitas”, referem os representantes da CDU em comunicado, citando como exemplo “as muitas lojas da cidade que no decorrer deste ano estão vazias e foram colocadas para arrendamento”.

Para a CDU “fica evidente a necessidade de apostar no apelo à comunidade famalicense para o comércio local, sob pena de perdermos, por exemplo, as lojas com história”.

A CDU questiona “a possibilidade de as grandes superfícies não funcionarem aos domingos e feriados”, considerando que, além de corresponder às “imperativas necessidades sociais de um dia de descanso, lazer e convívio com a família, contribuiria em grande medida para salvar o comércio tradicional”.

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

PSD-Famalicão comemora 50 anos com tertúlia e homenagem aos militantes mais antigos

A primeira das diversas atividades alusivas aos 50 anos da fundação do partido que serão realizadas no decurso do ano.

Ambientalistas famalicenses convidam a participar nas Jornadas pela Democracia Energética

Associação Famalicão em Transição é co-organizadora da iniciativa.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.