29.6 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 1 Outubro 2023

Agrupamento Camilo Castelo Branco tem escolas amigas da alta competição desportiva

UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento inaugurado em Famalicão, pelo ministro da Educação João Costa

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Casa do Povo de Lousado divulga calendário de atividades

Teatro, atividade física e ténis de mesa fazem parte da programação.

Centro Social Paroquial de Ribeirão marca o início do ano letivo com a tradicional desfolhada

O milho, o principal elemento desta festa, cresceu na plantação da instituição.

Professor de moral vai ser julgado por 87 crimes de abuso sexual em Famalicão

As vítimas são 15 alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Agrupamento de Escolas D. Maria II comemora o Dia Mundial da Música

Exposição de trabalhos e apresentações musicais fazem parte da programação que decorre ao longo da semana.

O Ministro da Educação, João Costa e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, estiveram ontem em Famalicão para inaugurar oficialmente a UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, a funcionar no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco desde junho de 2022, e que presta apoio aos alunos que sejam atletas de alto rendimento e que pretendam conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva.

Na prática, esta unidade permite que a escola disponha de um conjunto de docentes para dar acompanhamento aos alunos, gerir de forma flexível o currículo e horários, adaptando-os ao contexto de treino e de competição.

“Há aqui um casamento perfeito entre a educação e o desporto, numa articulação que permite aos alunos manter uma carreira desportiva e o sucesso académico, com projetos curriculares individualizados e que permite aos alunos não ter de abdicar de estudar para enveredar pela carreira desportiva ou vice-versa”, apontou João Correia.

A UAARE do Agrupamento Camilo Castelo Branco tem atualmente 59 alunos/atletas, do 6º ao 12º ano, de 9 modalidades e de 15 clubes. “Era ainda vereador do desporto e fui confrontado pelos atletas com este problema e desde logo procuramos e questionamos sobre esta possibilidade de ter aqui em Famalicão uma destas unidades, que se concretizou agora”, afirmou Mário Passos, acrescentando que a UAARE “permite a estes jovens evoluírem desportivamente sem prejuízo do deu percurso educativo”.

O Município de Vila Nova de Famalicão apoiou a candidatura da escola, equipando a sala de estudo de apoio à UAARE com um apoio de cerca de 20 mil euros. Os primeiros indicadores são muito positivos, com os alunos/atletas a apresentarem rendimento escolar acima da média geral, não afetando aquilo que é o seu percurso desportivo.

 

Comentários