5.8 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 28 Novembro 2021
Partilhar
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share
Susana Dias
Socióloga, mestre pela Universidade do Minho, apaixonada pela geriatria. Atualmente dedicada à gestão e administração em saúde. É diretora clínica da Oldcare Famalicão.

Bons hábitos alimentares para um envelhecimento saudável

Com o avançar da idade o nosso organismo passa por alterações e uma maior exigência ao nível alimentar para colmatar algumas das modificações. Por isso, é importante a adoção de alguns hábitos alimentares em prol de um envelhecimento saudável.

2 min de leitura
- Publicidade -
Susana Dias
Socióloga, mestre pela Universidade do Minho, apaixonada pela geriatria. Atualmente dedicada à gestão e administração em saúde. É diretora clínica da Oldcare Famalicão.

Famalicão

Concertos de Natal de Famalicão decorrem no Mercado Municipal

Quase duas dezenas de convidados vão atuar entre os dias 1 de dezembro e 9 de janeiro.

PSD-Famalicão renova confiança no deputado Jorge Paulo Oliveira

Jorge Paulo Oliveira é deputado à Assembleia da República há 10 anos.

Sem campo para jogar no concelho, FC Famalicão instala-se em clube de Esposende

O assunto foi levantado esta quinta-feira na reunião do executivo da Câmara Municipal de Famalicão pelo vereador do PS Eduardo Oliveira. O Presidente da Câmara, Mário Passos, considera que se trata de um problema da SAD do FC Famalicão.

Eleições no PSD: Paulo Cunha recebeu Rangel e Augusto Lima recebeu “vice” de Rio

Eleições para a liderança nacional decorrem no próximo sábado, dia 27. Paulo Cunha, que disse que não apoiava nem Paulo Rangel nem Rui Rio, mas participou no evento de um dos candidatos.
Partilhar
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share

A alimentação tem um papel fundamental para a saúde. Manter bons hábitos alimentares é cada vez mais importante. Contudo com o avançar da idade começa a existir um declínio hormonal pois há uma diminuição de estrogénios, testosterona e hormona do crescimento.

Tendo em conta alterações que o nosso organismo sofre, a faixa etária a partir dos 50 anos que passa a ter uma maior exigência alimentar, um pouco diferente das outras. Por isso, alguns hábitos alimentares são importantes para prevenirmos um envelhecimento saudável.

Evite o pão branco substituindo pelo integral ou centeio, reduza a ingestão de doces, assim como o excesso de batata, massa, arroz e farinha branca. Dê preferência a proteínas como o ovo, carne branca, peixe e leguminosas.

Para um bom reforço muscular e ósseo é importante ingerir alimentos ricos em antioxidantes tais como a vitamina C proveniente de frutas como por exemplo: laranja, kiwi, papaia, morangos, limão, brócolos, tomates, alface, ervilha, ajudam a fortalecer as defesas naturais do organismo.

Inclua na sua rotina alimentar alimentos ricos em vitamina E, como as nozes, azeite, castanha do maranhão, gema de ovo. Consuma alimentos ricos em selénio, ómega-3, zinco e cálcio, nomeadamente sementes de abóbora, peixe, sementes de chia e linhaça, arroz integral, leguminosas e derivados de leite.

No entanto, em todos os alimentos temos de associar a vitamina D, que exerce funções importantes no nosso organismo, nomeadamente manter a massa muscular e hormonas, cuja sua principal fonte é o sol.

A hidratação nesta fase é vital. A água é um bem essencial para manter o organismo e a pele hidratados, além disso previne infeções urinárias e problemas renais.

A prática do exercício físico evita doenças cardiovasculares, obesidade, tensão alta, diabetes, colesterol. É importante deixar os maus hábitos como o tabaco e bebidas alcoólicas.

Aposte numa alimentação mais saudável e equilibrada. Tenha uma velhice com mais saúde. Cuide de si!

Comentários

Susana Dias
Socióloga, mestre pela Universidade do Minho, apaixonada pela geriatria. Atualmente dedicada à gestão e administração em saúde. É diretora clínica da Oldcare Famalicão.
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade