10.7 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 28 Março 2024

Terceira edição da Jovem Orquestra de Famalicão decorre até 5 de setembro

Concertos de entrada gratuita nos dias 3 e 4, em Famalicão, e dia 5, em Braga.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Decorre entre os dias de 30 de agosto a 5 de setembro na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão a 3.º edição da JOF – Jovem Orquestra de Famalicão, destinado a jovens músicos naturais do concelho, assim como talentos musicais formados nas escolas de música famalicenses. O estágio de curta-duração culminará com a realização de três concertos no grande auditório, nos dias 3 e 4 de setembro, pelas 21h30, e um concerto no dia 5, pelas 18h00, no Altice Fórum Braga.

Para a edição de 2021 da JOF foram recebidas cerca de 135 candidaturas, que resultaram na seleção de quase 80 músicos para instrumentos de cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpa), sopro (flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones tenor, trombone baixo e tuba) e instrumentos de percussão. A faixa etária predominante na JOF é a dos 18 aos 22 anos de idade, que correspondem a, aproximadamente, 75% do grupo em estágio. Destaque, também, para a presença de jovens instrumentistas que realizaram formação, ou que se encontram a estudar em escolas no estrangeiro, em países como: Suíça, Alemanha, Holanda, Escócia, Inglaterra, Espanha e Bélgica.

A direção artística da Jovem Orquestra de Famalicão permanece a cargo do maestro famalicense José Eduardo Gomes, maestro titular da Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Músico e instrumentista versátil, José Eduardo Gomes iniciou os seus estudos musicais em Famalicão, tendo prosseguido para o ESMAE, onde estudou clarinete e se licenciou na classe de António Saiote. Prosseguiu estudos de Direção de Orquestra na Haute École de Musique de Genève (Suiça) na classe de Laurent Gay e Direção Coral na classe de Celso Antunes. Foi premiado em concursos nacionais e internacionais, onde se destaca o Prémio Jovens Músicos, o Concurso Marcos Romão e o Concurso Internacional Villa de Montroy, Valencia. Recentemente, em 2020, venceu o 1º prémio no European Union Conducting Competition, assim como o prémio Beethoven no mesmo concurso.

Esta edição da JOF conta, de igual modo, com a presença do pianista português Nuno Marques, atualmente radicado em Nova York onde desenvolve a sua carreira, e o experiente compositor Luís Tinoco, docente na Escola Superior de Música de Lisboa cuja música é publicada pela University of York Music Press, que participam na qualidade de solista e de compositor convidado, respetivamente.

Recorde-se que a JOF é um estágio de orquestra sinfónica de curta duração dirigido a jovens instrumentistas oriundos e/ou com formação pré-universitária em Vila Nova de Famalicão, que se realiza anualmente desde 2019. Esta iniciativa, organizada pelo Município de Vila Nova de Famalicão, visa enaltecer o forte e dinâmico ecossistema cultural associado ao ensino artístico especializado e ao ensino profissional de música existente em Vila Nova de Famalicão, composto pelo CCM – Centro de Cultura Musical, ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

Todos os concertos são de entrada gratuita, mas com obrigatoriedade de levantamento de ingresso. Os bilhetes para os concertos de 3 e 4 de setembro na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão podem ser obtidos na bilheteira deste espaço, e para o concerto do dia 5 de setembro, no Altice Fórum Braga, através do email ana.machado@investbraga.com. Refira-se que a lotação dos locais está limitada, conforme as restrições que vigoram, devido à situação pandémica.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Governo volta a ter um ministro de Famalicão. Nuno Melo assume pasta da Defesa

Nuno Melo, que iniciou a sua carreira política no CDS de Famalicão na década de 1990, chega ao Governo de Portugal aos 58 anos.

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.