11 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 17 Maio 2024

Hipermercados condenados a multa recorde de 304 milhões de euros por combinarem preços

Multas de milhões de euros apanham maiores hipermercados portugueses e fornecedores de bebidas alcóolicas, condenados por alinharem preços para os consumidores pagarem mais.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Alunos da Escola D. Sancho I vencem Olimpíadas de Educação Financeira 

As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, uma turma do 10º ano da Escola D. Sancho I, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com centenas de alunos do ensino profissional. 

Até tu, Fernandus?

Ao menos não nos falhe nunca o PSD, que se dá mal com a urticária, mesmo quando autoinfligida. Se fosse pela oposição bem podíamos esperar sentados.

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou esta semana ter condenado as cadeias de distribuição Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché, Lidl e Cooplecnorte (gestora do hipermercado E. Leclerc), assim como a Sociedade Central de Cervejas (SCC) e a Primedrinks, a pagar multas num valor global de 304 milhões de euros.

Este valor é o mais alto alguma vez decidido pelo regulador da concorrência num processo que envolve as principais cadeias de hipermercados em Portugal.

Em causa está, em primeiro lugar, a prática da combinação de preços entre os hipermercados Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan e Intermarché e o fornecedor SCC (distribuidora de cervejas como a Sagres ou a Heinekein, da Água do Luso, entre outras bebidas), tendo sido também condenados um administrador desta última empresa e um diretor de unidade de negócio da Modelo Continente, segundo revelou o jornal Hipersuper, meio especializado no setor da distribuição.

A segunda condenação da AdC diz respeito à mesma prática por parte do Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché, Lidl e a Cooplecnorte, por combinação de preços com a fornecedora de bebidas alcoólicas Primedrinks.

No primeiro caso analisado pela AdC, que envolveu a Sociedade Central de Cervejas, o regulador português apurou que as práticas duraram entre 2008 e 2017, tendo existido concertação de preços, entre o distribuidor e as cadeias de distribuição, em produtos como Sagres, Heineken, Bandida do Pomar e Água do Luso, sendo objetivo fazer os preços subir progressivamente no mercado retalhista.

No caso da PrimeDrinks, que comercializa Esporão, Aveleda, The Famous Grouse, Grant´s, Hendrick’s Stolichnaya, o objetivo era o mesmo, tendo as práticas durado entre 2007 e 2017.

Hipermercados combinavam preços para prejudicar os clientes. Fotografia DR

“Através do recurso a um fornecedor comum as empresas participantes asseguravam o alinhamento dos seus preços de venda ao público, assim restringindo a concorrência pelo preço entre supermercados e privando os consumidores de preços diferenciados”, refere a Autoridade da Concorrência em comunicado, acrescentando tratar-se da prática “hub-and-spoke”, considerando-a muito grave e tendo lesado os consumidores, ao privá-los da escolha pelo melhor preço.

Estas são as duas primeiras condenações na área da grande distribuição relacionadas com a concertação de preços. O regulador acusou, entretanto, por diversas vezes, várias cadeias de distribuição pela mesma prática com outros fornecedores.

As coimas não podem ultrapassar os 10% do volume de negócios da empresa no ano anterior à decisão sancionatória, tendo recaído sobre o Continente a coima com o valor mais elevado (121,93 milhões de euros).

Outras coimas: Pingo Doce (91,090 milhões de euros); Auchan (22,250 milhões de euros); Intermarché (19,390  milhões de euros); Sociedade Central de Cervejas (29,500 milhões de euros): Lidl (10, 550 milhões de euros); PrimeDrinks (7,010 milhões de euros); Cooplecnorte E.Leclerc (2,060 milhões de euros); administrador da SCC (16 mil euros); diretor do Modelo Continente (2 000 euros). Ao Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan e Intermarché foram aplicadas coimas por cúmulo jurídico.

As decisões da AdC são passíveis de recurso no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.