10.8 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 27 Abril 2025

Casa cheia na apresentação do novo livro do pediatra Gonçalves Oliveira

Livro “Doze ditados em versos rimados” foi apresentado este sábado na Associação Gerações.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Com o “salão de festas” da Associação Gerações completamente cheio de pessoas, o médico pediatra Gonçalves Oliveira apresentou no sábado, dia 14 de dezembro, o seu novo livro intitulado “Doze ditados em versos rimados”. O livro tem a chancela da Editora do Diário do Minho, de Braga, e conta com ilustrações de Romão Figueiredo.

Nestes “Doze ditados em versos rimados” que sucedem a “Lições Rimadas” e “Doze palavras em lições rimadas”, o escritor inspira-se na “voz do nosso povo”, veiculada através de doze ditados populares transmitidos de geração em geração e que são “grandes fontes de inspiração e de sabedoria”.

Mário Martins, presidente da Associação Gerações, fez a apresentação do autor e a educadora Juliana Delgado fez uma criativa apresentação de “Doze ditados em versos rimados”. Juliana Delgado cantou, contou e encantou com a sua dramatização dos provérbios selecionados pelo Dr. Oliveira “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, “Cada macaco no seu galho”, “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, “Águas passadas não movem moinho”, “Grão a grão enche a galinha o papo”, “Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”, “A preguiça é a mãe de todos os vícios”, “Mais vale prevenir do que remediar”, “Pela boca morre o peixe”, “Se ferradura trouxesse sorte, burro não puxava carroça”, “A esperança é a última a morrer” e “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”.

Para Mário Martins, Gonçalves Oliveira aproveitou, com este livro, para dar a todos os seus leitores “muitas lições de humanismo, de liberdade, de compreensão, de solidariedade, de amizade, de companheirismo, de gratidão e de paz”.

“O Dr. Oliveira é daquelas pessoas e daqueles escritores que, com uma simplicidade extrema, tem a capacidade rara de enfrentar os grandes problemas, consciente que está de que não são os gestos majestáticos que fazem andar o mundo”, salienta Mário Martins, acrescentando, que, “além de médico famoso, o Dr. Oliveira sabe usar a palavra e a extraordinária influência da palavra para semear o bem, em ações educativas e para ajudar os que precisam”.

O diretor geral do Diário do Minho, Luís Castro, agradeceu a Gonçalves Oliveira o seu novo livro e a Romão Figueiredo as ilustrações bem concebidas que acompanham “Doze ditados em versos rimados”. O Vereador da Educação Augusto Lima agradeceu à Gerações todo o trabalho que tem desenvolvido, considerando-a uma “referência” no Município e o Dr. Oliveira, emocionado, agradeceu a todos os presentes o brilho que trouxeram à cerimónia de lançamento.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.